O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na voz de supervisores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Edivaldo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24285
Resumo: Este trabalho de pesquisa almejou analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), dirigindo a atenção para as experiências vivenciadas pelos professores supervisores do programa, a quem foi atribuída a função de coformadores dos bolsistas de iniciação à docência. Dessa forma, os supervisores tornam-se figuras centrais no processo. Embora tenhamos a clareza de que o objetivo principal do PIBID é a formação inicial, verifica-se que o programa oferece importante oportunidade de formação continuada aos professores experientes. Partindo dessa premissa, estabelecemos como objetivo geral: analisar em que medida a participação, as formas de atuação e as experiências vivenciadas pelos professores supervisores no PIBID contribuem para a formação permanente e o desenvolvimento profissional docente, examinando aspectos e peculiaridades do trabalho nas escolas. Também buscamos investigar: a atuação e a participação dos professores supervisores no PIBID, bem como os benefícios gerados pelo programa a esses profissionais; as relações que se estabelecem entre a universidade e as escolas através do programa e, finalmente, a recepção ao PIBID por parte das instituições escolares contempladas. O estudo também objetivou coletar informações que possam vir a contribuir com esse programa de formação. Tendo em vista tais metas, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O referencial que orientou nosso estudo esteve pautado nos conceitos de Desenvolvimento Profissional (GARCIA, 1999, 2009), Formação Profissional (IMBERNÓN, 2011), Formação Permanente do Professorado (IMBERNÓN, 2009) e Trabalho Docente (TARDIF e LESSARD, 2005). Esses conceitos são similares, complementares e, sobretudo, convergentes considerando que a formação e o desenvolvimento dos professores devem se efetivar no seu real espaço de atuação (a escola) e estar fundamentado no trabalho colaborativo entre os pares. Baseado nas análises das entrevistas, confirmamos as nossas hipóteses de que o PIBID tem potencializado o desenvolvimento profissional e a formação permanente dos professores, além de ser uma fonte de revitalização para o trabalho docente.
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spelling O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na voz de supervisoresThe Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID) in the voice of supervisorsProfessores - FormaçãoDesenvolvimento profissionalPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Brasil)EducaçãoEste trabalho de pesquisa almejou analisar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), dirigindo a atenção para as experiências vivenciadas pelos professores supervisores do programa, a quem foi atribuída a função de coformadores dos bolsistas de iniciação à docência. Dessa forma, os supervisores tornam-se figuras centrais no processo. Embora tenhamos a clareza de que o objetivo principal do PIBID é a formação inicial, verifica-se que o programa oferece importante oportunidade de formação continuada aos professores experientes. Partindo dessa premissa, estabelecemos como objetivo geral: analisar em que medida a participação, as formas de atuação e as experiências vivenciadas pelos professores supervisores no PIBID contribuem para a formação permanente e o desenvolvimento profissional docente, examinando aspectos e peculiaridades do trabalho nas escolas. Também buscamos investigar: a atuação e a participação dos professores supervisores no PIBID, bem como os benefícios gerados pelo programa a esses profissionais; as relações que se estabelecem entre a universidade e as escolas através do programa e, finalmente, a recepção ao PIBID por parte das instituições escolares contempladas. O estudo também objetivou coletar informações que possam vir a contribuir com esse programa de formação. Tendo em vista tais metas, optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando uma entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O referencial que orientou nosso estudo esteve pautado nos conceitos de Desenvolvimento Profissional (GARCIA, 1999, 2009), Formação Profissional (IMBERNÓN, 2011), Formação Permanente do Professorado (IMBERNÓN, 2009) e Trabalho Docente (TARDIF e LESSARD, 2005). Esses conceitos são similares, complementares e, sobretudo, convergentes considerando que a formação e o desenvolvimento dos professores devem se efetivar no seu real espaço de atuação (a escola) e estar fundamentado no trabalho colaborativo entre os pares. Baseado nas análises das entrevistas, confirmamos as nossas hipóteses de que o PIBID tem potencializado o desenvolvimento profissional e a formação permanente dos professores, além de ser uma fonte de revitalização para o trabalho docente.This research aimed to analyze the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), calling attention to the program supervisor teachers’ experiences, to whom it was assigned the function of the pre-service teachers’ coeducators. This initiative make the supervisors central figures in the process. Although we know that the main objective of PIBID is the initial training, it appears that the program provides an important opportunity of continuing training for in-service teachers. From this perspective, we set as general objective: to analyze to what extent participation, forms of action and experiences of the supervisor teachers in PIBID contribute to their continuing education and professional development, examining the aspects and peculiarities of work in schools. We also seek to investigate: the role and participation of supervisor teachers in PIBID, as well as the benefits generated by the program to these professionals; the relationship established between the university and schools through the program and finally the reception showed by the schools concerning PIBID. The study also aimed to collect information that may contribute to PIBID as a training program. Considering these goals, we chose to develop a qualitative research, using a semi- structured interview as data collection instrument. The framework that guided our study was related to Professional Development (GARCIA, 1999, 2009), Professional Training (IMBERNON, 2011), Continuing Teacher Education (IMBERNON, 2009) and Teaching Work (TARDIF and LESSARD, 2005). These concepts are similar, complementary and, above all, convergent considering that teacher training and development should take place in their actual working place (the school) and be based on collaborative work among peers. Based on the analysis of the interviews, we confirmed our hypothesis that the PIBID has enhanced teacher professional development and continuing education, as well as been a source of teaching revitalization.Universidade Federal de ViçosaAlves, Daniela Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7209685720354633Miranda, Edivaldo da Silva2019-04-03T14:01:06Z2019-04-03T14:01:06Z2016-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMIRANDA, Edivaldo da Silva. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na voz de supervisores. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2016.http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T06:01:55Zoai:locus.ufv.br:123456789/24285Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T06:01:55LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
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