Evangélico também faz rir: uma análise discursiva do humor do canal “Desconfinados”
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://locus.ufv.br//handle/123456789/30197 https://doi.org/10.47328/ufvbbt.2022.342 |
Resumo: | Significativamente, os evangélicos têm se aventurado no campo do humor a fim de produzir conteúdos na internet. Entre esses, muitos fazem parte de uma camada advinda do protestantismo: o pentecostalismo. Assim sendo, o que chama atenção é o canal do YouTube “Desconfinados”, do qual o principal idealizador e roteirista é o Jonathan Nemer, conhecido como humorista gospel e evangélico. À vista disso, visamos neste trabalho analisar as estratégias discursivas relacionadas ao humor nesse canal, partindo da hipótese de que o humor serve como uma estratégia de evangelização em “Desconfinados”. Para isso, a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau foi escolhida, pois ela oferece um aparato teórico- metodológico adequado para uma análise dos atos de comunicação humorísticos. Para investigarmos o nosso objetivo, partimos da exposição sobre os evangélicos e os pentecostais no Brasil, bem como elencamos algumas características do pentecostalismo. Após isso, discutimos sobre os evangélicos na contemporaneidade e a relação deles com o humor, para depois elencarmos algumas características dos esquetes que compõem o corpus de nosso trabalho. Da mesma forma, expomos sobre as técnicas relacionadas ao humor. Por fim, foi feita uma apresentação dos pressupostos teórico-metodológicos desta pesquisa, passando pelos conceitos gerais e centrais da Semiolinguística até às categorias relacionadas aos atos de comunicação humorísticos. Também foram realizadas exposições sobre a relação interdiscursiva entre o Discurso Humorístico e o Discurso Religioso, o campo discursivo e o riso no discurso para, enfim, executarmos as análises dos esquetes. Durante as análises realizadas, percebeu-se o desdobramento das instâncias que compõem a encenação dos vídeos, o que nos possibilitou vislumbrar um plano ficcional e um não ficcional. A observação atenta da instância do alvo, categoria fulcral para um estudo discursivo do humor, permitiu o desvendamento da natureza deste no canal: através das personagens em interação nas cenas ficcionais, é possível concluir que os esquetes do canal possuem certas tendências, a saber: i) atacar personagens que representam pessoas para gerar o riso, especialmente mulheres/moças do meio evangélico; ii) ter também como alvos os vícios e os pecados, o que nos levou a concluir que o canal, além de fazer humor, também faz religião; iii) buscar um aumento de alteridade com um público mais amplo, principalmente os não evangélicos. Palavras-chave: Semiolinguística. Humor. Evangélicos. Estratégias discursivas. |
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À vista disso, visamos neste trabalho analisar as estratégias discursivas relacionadas ao humor nesse canal, partindo da hipótese de que o humor serve como uma estratégia de evangelização em “Desconfinados”. Para isso, a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau foi escolhida, pois ela oferece um aparato teórico- metodológico adequado para uma análise dos atos de comunicação humorísticos. Para investigarmos o nosso objetivo, partimos da exposição sobre os evangélicos e os pentecostais no Brasil, bem como elencamos algumas características do pentecostalismo. Após isso, discutimos sobre os evangélicos na contemporaneidade e a relação deles com o humor, para depois elencarmos algumas características dos esquetes que compõem o corpus de nosso trabalho. Da mesma forma, expomos sobre as técnicas relacionadas ao humor. Por fim, foi feita uma apresentação dos pressupostos teórico-metodológicos desta pesquisa, passando pelos conceitos gerais e centrais da Semiolinguística até às categorias relacionadas aos atos de comunicação humorísticos. Também foram realizadas exposições sobre a relação interdiscursiva entre o Discurso Humorístico e o Discurso Religioso, o campo discursivo e o riso no discurso para, enfim, executarmos as análises dos esquetes. Durante as análises realizadas, percebeu-se o desdobramento das instâncias que compõem a encenação dos vídeos, o que nos possibilitou vislumbrar um plano ficcional e um não ficcional. A observação atenta da instância do alvo, categoria fulcral para um estudo discursivo do humor, permitiu o desvendamento da natureza deste no canal: através das personagens em interação nas cenas ficcionais, é possível concluir que os esquetes do canal possuem certas tendências, a saber: i) atacar personagens que representam pessoas para gerar o riso, especialmente mulheres/moças do meio evangélico; ii) ter também como alvos os vícios e os pecados, o que nos levou a concluir que o canal, além de fazer humor, também faz religião; iii) buscar um aumento de alteridade com um público mais amplo, principalmente os não evangélicos. Palavras-chave: Semiolinguística. Humor. Evangélicos. Estratégias discursivas.Significantly, evangelicals have ventured in the humor field aiming to produce content for the internet. Among these, many integrate an stratum arised from Protestantism: Pentecostalism. In this way, what calls our attention is the YouTube channel “Desconfinados”, in which the main founder and scriptwriter is Jonathan Nemer, known as a gospel and evangelical humorist. Therefore, we aim, in this work, to analyze the discursive strategies related to humor in this channel, with the hypothesis that humor is used as an evangelization strategy. To this end, the Semiolinguistic Theory from Patrick Charaudeau was chosen, because it offers an adequate theoretical and methodological device for the humoristic communication acts’ analysis. In order to investigate our objective, we start from the background exposition of the evangelical and pentecostal in Brazil, as well as listing some Pentecostalism characteristics. Secondly, we discuss evangelical in contemporaneity and their connection with humor, so that we can present some characteristics of the sketches that compose our corpus. In the same way, we expose the techniques related to humor. Lastly, it was made a theoretical-methodological description, going through the general and principal concepts of Semiolinguistics until the categories related to the humoristic communication acts. There were also some exposures on the interdiscursive relation between Humorous Discourse and Religious Discourse, the discursive field and laughter in the discourse so that, finally, we could execute the sketches’ analysis. Throughout the analysis, it was noticed the instances’ split that compound the videos’ staging, which allowed us to visualize fictional and nonfictional stages. The careful observation of the target’s instance, central category for a humor discursive study, enabled the nature unveiling in the channel: through the characters’ interaction in the fictional scenes, it’s possible to conclude that the channels’ sketches present determined tendences, for instance: i) strike characters that represents people to provoke laughter, specially women/ girls in the evangelical domain; ii) present as targets the addictions and sins, which made us conclude that apart from making humor, also spreading religion; iii) seek an alterity expansion with wider public, mainly the non evangelical. Keywords: Semiolinguistic. Humor. Evangelicals. Discursive strategies.porUniversidade Federal de ViçosaLetrasTeoria semiolinguísticaAnálise do discursoHumorismoEvangélicosDesconfinados (Canal do Youtube)LetrasEvangélico também faz rir: uma análise discursiva do humor do canal “Desconfinados”Evangelical also makes laugh: a discursive analysis of the humor in the channel “Desconfinados”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal de ViçosaDepartamento de LetrasMestre em LetrasViçosa - MG2022-03-30Mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALtexto completo.pdftexto completo.pdftexto completoapplication/pdf1830725https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30197/1/texto%20completo.pdfca7accbc9de3fa8ae56e6d9ee5d06f26MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/30197/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/301972022-11-07 11:20:43.66oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452022-11-07T14:20:43LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
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