Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016 |
Resumo: | Avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas. |
id |
UFV_a51b40cbe6774caa3b91f72d269bdb35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/23016 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivasMateriais de ensinoEnsinoEducação baseada em competênciasPortfólioSaúde públicaTeaching materialsTeachingCompetency- based educationPortfolioPublic healthAvaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.To evaluate portfolios as a teaching, learning and assessment method within an educational process centered on cognitive and metacognitive skills, with the aim of enabling learning in which students act autonomously, responsibly, critically and creatively.It was a qualitative study. Data were gathered through the techniques of document analysis (26 portfolios) and a focus group. The skills developed by the students during portfolio construction were classified on the basis of cognitive and metacognitive processes.Portfolio construction enabled development of comprehensive, critical and creative thinking among students, through a dynamic, critical and reflective educational process.Portfolios formed an innovative teaching, learning and assessment method that enhanced cognitive and metacognitive skills.Interface - Comunicação, Saúde, Educação2019-01-15T11:23:37Z2019-01-15T11:23:37Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1807-5762http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016porv. 19, n. 54, p. 573- 588, jul. 2015Cotta, Rosângela Minardi MitreCosta, Glauce Dias daMendonça, Erica Toledo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T07:15:25Zoai:locus.ufv.br:123456789/23016Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T07:15:25LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
spellingShingle |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas Cotta, Rosângela Minardi Mitre Materiais de ensino Ensino Educação baseada em competências Portfólio Saúde pública Teaching materials Teaching Competency- based education Portfolio Public health |
title_short |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_full |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_fullStr |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_full_unstemmed |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_sort |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
author |
Cotta, Rosângela Minardi Mitre |
author_facet |
Cotta, Rosângela Minardi Mitre Costa, Glauce Dias da Mendonça, Erica Toledo de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Glauce Dias da Mendonça, Erica Toledo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta, Rosângela Minardi Mitre Costa, Glauce Dias da Mendonça, Erica Toledo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais de ensino Ensino Educação baseada em competências Portfólio Saúde pública Teaching materials Teaching Competency- based education Portfolio Public health |
topic |
Materiais de ensino Ensino Educação baseada em competências Portfólio Saúde pública Teaching materials Teaching Competency- based education Portfolio Public health |
description |
Avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07 2019-01-15T11:23:37Z 2019-01-15T11:23:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1807-5762 http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016 |
identifier_str_mv |
1807-5762 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 19, n. 54, p. 573- 588, jul. 2015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1822610616502714368 |