Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa, Glauce Dias da, Mendonça, Erica Toledo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016
Resumo: Avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.
id UFV_a51b40cbe6774caa3b91f72d269bdb35
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/23016
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivasMateriais de ensinoEnsinoEducação baseada em competênciasPortfólioSaúde públicaTeaching materialsTeachingCompetency- based educationPortfolioPublic healthAvaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.To evaluate portfolios as a teaching, learning and assessment method within an educational process centered on cognitive and metacognitive skills, with the aim of enabling learning in which students act autonomously, responsibly, critically and creatively.It was a qualitative study. Data were gathered through the techniques of document analysis (26 portfolios) and a focus group. The skills developed by the students during portfolio construction were classified on the basis of cognitive and metacognitive processes.Portfolio construction enabled development of comprehensive, critical and creative thinking among students, through a dynamic, critical and reflective educational process.Portfolios formed an innovative teaching, learning and assessment method that enhanced cognitive and metacognitive skills.Interface - Comunicação, Saúde, Educação2019-01-15T11:23:37Z2019-01-15T11:23:37Z2015-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1807-5762http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016porv. 19, n. 54, p. 573- 588, jul. 2015Cotta, Rosângela Minardi MitreCosta, Glauce Dias daMendonça, Erica Toledo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFV2024-07-12T07:15:25Zoai:locus.ufv.br:123456789/23016Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452024-07-12T07:15:25LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
spellingShingle Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
Teaching materials
Teaching
Competency- based education
Portfolio
Public health
title_short Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_full Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_fullStr Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_full_unstemmed Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_sort Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
author Cotta, Rosângela Minardi Mitre
author_facet Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Costa, Glauce Dias da
Mendonça, Erica Toledo de
author_role author
author2 Costa, Glauce Dias da
Mendonça, Erica Toledo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta, Rosângela Minardi Mitre
Costa, Glauce Dias da
Mendonça, Erica Toledo de
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
Teaching materials
Teaching
Competency- based education
Portfolio
Public health
topic Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
Teaching materials
Teaching
Competency- based education
Portfolio
Public health
description Avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. A construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. O portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07
2019-01-15T11:23:37Z
2019-01-15T11:23:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1807-5762
http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016
identifier_str_mv 1807-5762
url http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0399
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/23016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 19, n. 54, p. 573- 588, jul. 2015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
publisher.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1822610616502714368