Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Costa,Glauce Dias da, Mendonça,Erica Toledo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573
Resumo: Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.
id UNESP-8_769d3b6ec0fd18713b2ea4208ecb2762
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832015000300573
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivasMateriais de ensinoEnsinoEducação baseada em competênciasPortfólioSaúde pública Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas. UNESP2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.54 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0399info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Rosângela Minardi MitreCosta,Glauce Dias daMendonça,Erica Toledo depor2015-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000300573Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-08-04T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
spellingShingle Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
title_short Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_full Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_fullStr Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_full_unstemmed Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
title_sort Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
author Cotta,Rosângela Minardi Mitre
author_facet Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Costa,Glauce Dias da
Mendonça,Erica Toledo de
author_role author
author2 Costa,Glauce Dias da
Mendonça,Erica Toledo de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cotta,Rosângela Minardi Mitre
Costa,Glauce Dias da
Mendonça,Erica Toledo de
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
topic Materiais de ensino
Ensino
Educação baseada em competências
Portfólio
Saúde pública
description Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622014.0399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.54 2015
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958521095880704