Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573 |
Resumo: | Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas. |
id |
UNESP-8_769d3b6ec0fd18713b2ea4208ecb2762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32832015000300573 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivasMateriais de ensinoEnsinoEducação baseada em competênciasPortfólioSaúde pública Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas. UNESP2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.54 2015reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622014.0399info:eu-repo/semantics/openAccessCotta,Rosângela Minardi MitreCosta,Glauce Dias daMendonça,Erica Toledo depor2015-08-04T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832015000300573Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2015-08-04T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
spellingShingle |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas Cotta,Rosângela Minardi Mitre Materiais de ensino Ensino Educação baseada em competências Portfólio Saúde pública |
title_short |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_full |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_fullStr |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_full_unstemmed |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
title_sort |
Portfólios crítico-reflexivos: uma proposta pedagógica centrada nas competências cognitivas e metacognitivas |
author |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre |
author_facet |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Costa,Glauce Dias da Mendonça,Erica Toledo de |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Glauce Dias da Mendonça,Erica Toledo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cotta,Rosângela Minardi Mitre Costa,Glauce Dias da Mendonça,Erica Toledo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais de ensino Ensino Educação baseada em competências Portfólio Saúde pública |
topic |
Materiais de ensino Ensino Educação baseada em competências Portfólio Saúde pública |
description |
Objetivo avaliar o portfólio como método de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da formação centrada em competências cognitivas e metacognitivas, almejando um aprendizado em que os estudantes atuem de maneira autônoma, responsável, crítica e criativa. Métodos pesquisa qualitativa; a coleta de dados se deu por meio das técnicas de análise documental (26 portfólios) e grupo focal. As competências desenvolvidas pelos estudantes durante a elaboração dos portfólios foram classificadas com base nos processos cognitivos e metacognitivos. Resultados a construção dos portfólios possibilitou o desenvolvimento dos pensamentos compreensivo, crítico e criativo nos estudantes, viabilizando um processo educativo dinâmico, crítico e reflexivo. Conclusões o portfólio configurou-se como um método de ensino, aprendizagem e avaliação inovador e potencializador de competências cognitivas e metacognitivas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000300573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1807-57622014.0399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.19 n.54 2015 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958521095880704 |