Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LOCUS Repositório Institucional da UFV |
Texto Completo: | https://www.oikos.ufv.br/index.php/oikos/article/view/117 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20049 |
Resumo: | A Digital Object Identifier (DOI) não foi disponibilizada pela revista. |
id |
UFV_e07a116592a731dafeab9e3124c3247d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:locus.ufv.br:123456789/20049 |
network_acronym_str |
UFV |
network_name_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
repository_id_str |
2145 |
spelling |
Rodrigues, Patrícia Mattos Amato2018-06-13T10:55:46Z2018-06-13T10:55:46Z2012-0722368493https://www.oikos.ufv.br/index.php/oikos/article/view/117http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20049A Digital Object Identifier (DOI) não foi disponibilizada pela revista.Este artigo teve por objetivo compreender a importância do direito fundamental à informação e do correlato dever de se informar numa sociedade de consumo, sobretudo diante de uma indústria publicitária voltada para criar e intensificar “necessidades”. Há que se considerar que tal indústria já percebeu nos integrantes da terceira idade um “novo” e promissor nicho de mercado, vez que, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se vive cada vez mais, estando em linha crescente a expectativa de vida do brasileiro. Os resultados, ao final apresentados, foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo sua análise feita a partir da técnica de Bardin para análise de conteúdo. Trata-se de um dos possíveis recortes do trabalho dissertativo intitulado: “A percepção dos consumidores idosos acerca das normas que tutelam o consumo na terceira idade”.This article aims to understand the importance of the fundamental right to information and the correlative duty to inform a consumer society, especially in the face of an advertising industry aimed at creating and intensifying "needs." One must consider that this industry has realized the senior members of a "new" and promising niche market, since according to statistics from IBGE - Brazilian Institute of Geography and Statistics; lives are increasingly, with the growing online Brazilian life expectancy. The results presented at the end, were obtained by using semi-structured, and their analysis from the Bardin technique for content analysis. It is one of the possible job cuts dissertative entitled: "The perception of the elderly consumers about the standards that protect consumption in old age".porOikos: Revista Brasileira de Economia Domésticav. 23, n. 2, p. 128-141, Julho-Dezembro 2012ConsumoIdosoPublicidadeDireito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALartigo.pdfartigo.pdftexto completoapplication/pdf144805https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20049/1/artigo.pdf12a97e51313312a44bebd9e216d7bb41MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20049/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILartigo.pdf.jpgartigo.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4728https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20049/3/artigo.pdf.jpg7c66bb19b385e1e37c5383c7c0a59d77MD53123456789/200492018-06-13 23:00:41.304oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452018-06-14T02:00:41LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.pt-BR.fl_str_mv |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
title |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
spellingShingle |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas Rodrigues, Patrícia Mattos Amato Consumo Idoso Publicidade |
title_short |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
title_full |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
title_fullStr |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
title_full_unstemmed |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
title_sort |
Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas |
author |
Rodrigues, Patrícia Mattos Amato |
author_facet |
Rodrigues, Patrícia Mattos Amato |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Patrícia Mattos Amato |
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv |
Consumo Idoso Publicidade |
topic |
Consumo Idoso Publicidade |
description |
A Digital Object Identifier (DOI) não foi disponibilizada pela revista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-13T10:55:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-06-13T10:55:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.oikos.ufv.br/index.php/oikos/article/view/117 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20049 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
22368493 |
identifier_str_mv |
22368493 |
url |
https://www.oikos.ufv.br/index.php/oikos/article/view/117 http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/20049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv |
v. 23, n. 2, p. 128-141, Julho-Dezembro 2012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica |
publisher.none.fl_str_mv |
Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
collection |
LOCUS Repositório Institucional da UFV |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20049/1/artigo.pdf https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20049/2/license.txt https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/20049/3/artigo.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12a97e51313312a44bebd9e216d7bb41 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 7c66bb19b385e1e37c5383c7c0a59d77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
fabiojreis@ufv.br |
_version_ |
1801212936868331520 |