Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4815 |
Resumo: | Conversar ou ler sobre a morte é algo raro em nossa sociedade. Na escola ainda menos. Porém, a curiosidade e as perguntas sobre a finitude adentram as fronteiras da sala de aula. Neste caminho, as obras literárias encontram espaço. Defende-se aqui a importância de sua leitura no espaço escolar, pois elas propiciam a chamada educação em temas sensíveis, ou questões socialmente vivas, e podem auxiliar a formar bons leitores. Analisam-se alguns livros infanto-juvenis que tratam da temática, e estabelecem-se relações possíveis entre seu conteúdo e a própria seleção das obras. Indicam-se tópicos que, a partir da leitura das obras, são atuais, insistindo em seu potencial de abordar temas sensíveis, tarefa escolar cada vez mais urgente. |
id |
ULBRA-1_00ee3ca003c70775a3b0dad8267353dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4815 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenilConversar ou ler sobre a morte é algo raro em nossa sociedade. Na escola ainda menos. Porém, a curiosidade e as perguntas sobre a finitude adentram as fronteiras da sala de aula. Neste caminho, as obras literárias encontram espaço. Defende-se aqui a importância de sua leitura no espaço escolar, pois elas propiciam a chamada educação em temas sensíveis, ou questões socialmente vivas, e podem auxiliar a formar bons leitores. Analisam-se alguns livros infanto-juvenis que tratam da temática, e estabelecem-se relações possíveis entre seu conteúdo e a própria seleção das obras. Indicam-se tópicos que, a partir da leitura das obras, são atuais, insistindo em seu potencial de abordar temas sensíveis, tarefa escolar cada vez mais urgente.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Seffner, FernandoPereira, Marcus Vinicius Mayer2019-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/481510.17648/textura-2358-0801-21-45-4815TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 45 (2019): Dossiê: Literatura na Educação Básica – do texto literário ao ensino de literatura2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4815/3333Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T23:23:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4815Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-02-06T23:23:30Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
title |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
spellingShingle |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil Seffner, Fernando |
title_short |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
title_full |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
title_fullStr |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
title_full_unstemmed |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
title_sort |
Entre o dito e o não dito: a morte na literatura infanto-juvenil |
author |
Seffner, Fernando |
author_facet |
Seffner, Fernando Pereira, Marcus Vinicius Mayer |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Marcus Vinicius Mayer |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seffner, Fernando Pereira, Marcus Vinicius Mayer |
description |
Conversar ou ler sobre a morte é algo raro em nossa sociedade. Na escola ainda menos. Porém, a curiosidade e as perguntas sobre a finitude adentram as fronteiras da sala de aula. Neste caminho, as obras literárias encontram espaço. Defende-se aqui a importância de sua leitura no espaço escolar, pois elas propiciam a chamada educação em temas sensíveis, ou questões socialmente vivas, e podem auxiliar a formar bons leitores. Analisam-se alguns livros infanto-juvenis que tratam da temática, e estabelecem-se relações possíveis entre seu conteúdo e a própria seleção das obras. Indicam-se tópicos que, a partir da leitura das obras, são atuais, insistindo em seu potencial de abordar temas sensíveis, tarefa escolar cada vez mais urgente. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4815 10.17648/textura-2358-0801-21-45-4815 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4815 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-45-4815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4815/3333 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 45 (2019): Dossiê: Literatura na Educação Básica – do texto literário ao ensino de literatura 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082758848512 |