“Assim, maravilhosa, com as minhas gorduras mesmo!”: como se constituir mulher e gorda pela / na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6264 |
Resumo: | Neste artigo são analisadas as representações de mulher gorda produzidas nos vídeos sobre aceitação corporal e movimento body positive dos canais no YouTube “Alexandrismos” e “Tá Querida”. O referencial teórico adotado é pós-estruturalista, baseado nos Estudos Culturais em Educação e no conceito de “pedagogias culturais” (SILVA, 2010; CAMOZZATO, 2012; ANDRADE e COSTA, 2015; ANDRADE, 2016), sendo que a metodologia empregada é a análise cultural (MORAES, 2016). O estudo mostra que são produzidas representações de mulher gorda, feliz, normal e bonita a partir do tensionamento dos padrões estéticos – usualmente, centrados na magreza como sinônimo de beleza, feminilidade e felicidade. |
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“Assim, maravilhosa, com as minhas gorduras mesmo!”: como se constituir mulher e gorda pela / na internetNeste artigo são analisadas as representações de mulher gorda produzidas nos vídeos sobre aceitação corporal e movimento body positive dos canais no YouTube “Alexandrismos” e “Tá Querida”. O referencial teórico adotado é pós-estruturalista, baseado nos Estudos Culturais em Educação e no conceito de “pedagogias culturais” (SILVA, 2010; CAMOZZATO, 2012; ANDRADE e COSTA, 2015; ANDRADE, 2016), sendo que a metodologia empregada é a análise cultural (MORAES, 2016). O estudo mostra que são produzidas representações de mulher gorda, feliz, normal e bonita a partir do tensionamento dos padrões estéticos – usualmente, centrados na magreza como sinônimo de beleza, feminilidade e felicidade.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Dias, Kamyla StanieskiRipoll, Daniela2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6264TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 56 (2021): Dossiê: Memória, ausência e invisibilidade2358-08011518-491910.29327/227811.23.56reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6264/4218Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:43:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6264Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-10-14T20:43:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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