A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accorsi, Fernanda Amorim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teruya, Teresa Kazuko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5206
Resumo: A criação de caminhos metodológicos criteriosos evidencia o modo como vemos e pensamos o mundo e os fenômenos que nele estão inseridos. Neste texto, perguntamos: quais contribuições o processo de codificação e decodificação, discutido por Hall (2003), pode oferecer às pesquisas em Educação? Entendemos que as mensagens das mídias são pedagógicas, mas contestamos suas posições dominantes porque há a possibilidade de negociação da recepção com a emissão das mensagens. Elencamos três leituras possíveis frente aos discursos midiáticos, defendendo que existe oportunidade para interpretação, crítica e reflexão no ato de fazer de pesquisa em educação com as mídias.
id ULBRA-1_11dc3532c13a1064e0f8f4d96945dc67
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5206
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significadoA criação de caminhos metodológicos criteriosos evidencia o modo como vemos e pensamos o mundo e os fenômenos que nele estão inseridos. Neste texto, perguntamos: quais contribuições o processo de codificação e decodificação, discutido por Hall (2003), pode oferecer às pesquisas em Educação? Entendemos que as mensagens das mídias são pedagógicas, mas contestamos suas posições dominantes porque há a possibilidade de negociação da recepção com a emissão das mensagens. Elencamos três leituras possíveis frente aos discursos midiáticos, defendendo que existe oportunidade para interpretação, crítica e reflexão no ato de fazer de pesquisa em educação com as mídias. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Accorsi, Fernanda AmorimTeruya, Teresa Kazuko2020-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/520610.17648/textura-2358-0801-22-5206TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 49 (2020)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5206/3674Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-09T19:14:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5206Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-01-09T19:14:33Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
title A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
spellingShingle A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
Accorsi, Fernanda Amorim
title_short A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
title_full A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
title_fullStr A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
title_full_unstemmed A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
title_sort A pesquisa como ato reflexivo de coragem e disputa por significado
author Accorsi, Fernanda Amorim
author_facet Accorsi, Fernanda Amorim
Teruya, Teresa Kazuko
author_role author
author2 Teruya, Teresa Kazuko
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Accorsi, Fernanda Amorim
Teruya, Teresa Kazuko
description A criação de caminhos metodológicos criteriosos evidencia o modo como vemos e pensamos o mundo e os fenômenos que nele estão inseridos. Neste texto, perguntamos: quais contribuições o processo de codificação e decodificação, discutido por Hall (2003), pode oferecer às pesquisas em Educação? Entendemos que as mensagens das mídias são pedagógicas, mas contestamos suas posições dominantes porque há a possibilidade de negociação da recepção com a emissão das mensagens. Elencamos três leituras possíveis frente aos discursos midiáticos, defendendo que existe oportunidade para interpretação, crítica e reflexão no ato de fazer de pesquisa em educação com as mídias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5206
10.17648/textura-2358-0801-22-5206
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5206
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-22-5206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5206/3674
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 49 (2020)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083149967360