Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino de Farias, Isabel Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Costa, Sandy Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7230
Resumo: Discute-se teoria e prática na formação de professores, com foco em políticas curriculares recentes destinadas a esses profissionais, considerando professores iniciantes. O aporte teórico sustenta-se nos estudos de Candau e Lelis (2002), Marcelo Garcia (1999), Pereira (1990), dentre outros autores. A investigação envolveu narrativas de seis professoras pedagogas iniciantes, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se a ausência da inserção profissional docente como objeto de políticas docentes. As principiantes manifestaram visão dicotômica sobre teoria e prática. Pondera-se que este indicativo se relaciona com uma formação inicial justaposta.
id ULBRA-1_1eb491a5575f3bdfe6a66791822f8e77
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7230
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questãoDiscute-se teoria e prática na formação de professores, com foco em políticas curriculares recentes destinadas a esses profissionais, considerando professores iniciantes. O aporte teórico sustenta-se nos estudos de Candau e Lelis (2002), Marcelo Garcia (1999), Pereira (1990), dentre outros autores. A investigação envolveu narrativas de seis professoras pedagogas iniciantes, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se a ausência da inserção profissional docente como objeto de políticas docentes. As principiantes manifestaram visão dicotômica sobre teoria e prática. Pondera-se que este indicativo se relaciona com uma formação inicial justaposta.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Sabino de Farias, Isabel MariaCosta, Sandy Lima2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/723010.29327/227811.24.59-6TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7230/4400Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7230Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
title Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
spellingShingle Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
Sabino de Farias, Isabel Maria
title_short Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
title_full Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
title_fullStr Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
title_full_unstemmed Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
title_sort Teoria e prática no debate sobre formação docente: a aprendizagem da docência no início da carreira em questão
author Sabino de Farias, Isabel Maria
author_facet Sabino de Farias, Isabel Maria
Costa, Sandy Lima
author_role author
author2 Costa, Sandy Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino de Farias, Isabel Maria
Costa, Sandy Lima
description Discute-se teoria e prática na formação de professores, com foco em políticas curriculares recentes destinadas a esses profissionais, considerando professores iniciantes. O aporte teórico sustenta-se nos estudos de Candau e Lelis (2002), Marcelo Garcia (1999), Pereira (1990), dentre outros autores. A investigação envolveu narrativas de seis professoras pedagogas iniciantes, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Constatou-se a ausência da inserção profissional docente como objeto de políticas docentes. As principiantes manifestaram visão dicotômica sobre teoria e prática. Pondera-se que este indicativo se relaciona com uma formação inicial justaposta.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7230
10.29327/227811.24.59-6
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7230
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.59-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7230/4400
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.59
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081876996096