Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massola, Gisele
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583
Resumo: A partir de vinte obras de literatura para crianças cujos protagonistas são animais, analisa-se, neste artigo, a naturalização de algumas representações de gênero. Argumentamos que, ao serem antropomorfizados, os animais passam a personificar ações, sentimentos e emoções humanas. Observa-se que há, nessas obras, narrativas que replicam, no mundo ficcional habitado pelos personagens animais, certas representações do feminino e do masculino bastante usuais, estando essas ora vinculadas a alguns particulares ambientes, ora marcadas por determinados atributos e sentimentos. Embora haja, entre as obras analisadas, narrativas abertas à polissemia, o que poderia propiciar experiências estéticas diversificadas, isso não significou, necessariamente, a ocorrência de rupturas nas formas de narrar as diferenças de gênero. Palavras-chave: gênero; literatura infantil; pedagogias culturais; representações; Estudos Culturais.
id ULBRA-1_244dc06a67271fa51807ff922dd3487c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1583
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animaisA partir de vinte obras de literatura para crianças cujos protagonistas são animais, analisa-se, neste artigo, a naturalização de algumas representações de gênero. Argumentamos que, ao serem antropomorfizados, os animais passam a personificar ações, sentimentos e emoções humanas. Observa-se que há, nessas obras, narrativas que replicam, no mundo ficcional habitado pelos personagens animais, certas representações do feminino e do masculino bastante usuais, estando essas ora vinculadas a alguns particulares ambientes, ora marcadas por determinados atributos e sentimentos. Embora haja, entre as obras analisadas, narrativas abertas à polissemia, o que poderia propiciar experiências estéticas diversificadas, isso não significou, necessariamente, a ocorrência de rupturas nas formas de narrar as diferenças de gênero. Palavras-chave: gênero; literatura infantil; pedagogias culturais; representações; Estudos Culturais.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Massola, GiseleWortmann, Maria Lúcia Castagna2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583/1264info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1583Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
title Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
spellingShingle Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
Massola, Gisele
title_short Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
title_full Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
title_fullStr Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
title_full_unstemmed Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
title_sort Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
author Massola, Gisele
author_facet Massola, Gisele
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author_role author
author2 Wortmann, Maria Lúcia Castagna
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Massola, Gisele
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
description A partir de vinte obras de literatura para crianças cujos protagonistas são animais, analisa-se, neste artigo, a naturalização de algumas representações de gênero. Argumentamos que, ao serem antropomorfizados, os animais passam a personificar ações, sentimentos e emoções humanas. Observa-se que há, nessas obras, narrativas que replicam, no mundo ficcional habitado pelos personagens animais, certas representações do feminino e do masculino bastante usuais, estando essas ora vinculadas a alguns particulares ambientes, ora marcadas por determinados atributos e sentimentos. Embora haja, entre as obras analisadas, narrativas abertas à polissemia, o que poderia propiciar experiências estéticas diversificadas, isso não significou, necessariamente, a ocorrência de rupturas nas formas de narrar as diferenças de gênero. Palavras-chave: gênero; literatura infantil; pedagogias culturais; representações; Estudos Culturais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583/1264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083785404417