Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583 |
Resumo: | A partir de vinte obras de literatura para crianças cujos protagonistas são animais, analisa-se, neste artigo, a naturalização de algumas representações de gênero. Argumentamos que, ao serem antropomorfizados, os animais passam a personificar ações, sentimentos e emoções humanas. Observa-se que há, nessas obras, narrativas que replicam, no mundo ficcional habitado pelos personagens animais, certas representações do feminino e do masculino bastante usuais, estando essas ora vinculadas a alguns particulares ambientes, ora marcadas por determinados atributos e sentimentos. Embora haja, entre as obras analisadas, narrativas abertas à polissemia, o que poderia propiciar experiências estéticas diversificadas, isso não significou, necessariamente, a ocorrência de rupturas nas formas de narrar as diferenças de gênero. Palavras-chave: gênero; literatura infantil; pedagogias culturais; representações; Estudos Culturais. |
id |
ULBRA-1_244dc06a67271fa51807ff922dd3487c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1583 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animaisA partir de vinte obras de literatura para crianças cujos protagonistas são animais, analisa-se, neste artigo, a naturalização de algumas representações de gênero. Argumentamos que, ao serem antropomorfizados, os animais passam a personificar ações, sentimentos e emoções humanas. Observa-se que há, nessas obras, narrativas que replicam, no mundo ficcional habitado pelos personagens animais, certas representações do feminino e do masculino bastante usuais, estando essas ora vinculadas a alguns particulares ambientes, ora marcadas por determinados atributos e sentimentos. Embora haja, entre as obras analisadas, narrativas abertas à polissemia, o que poderia propiciar experiências estéticas diversificadas, isso não significou, necessariamente, a ocorrência de rupturas nas formas de narrar as diferenças de gênero. Palavras-chave: gênero; literatura infantil; pedagogias culturais; representações; Estudos Culturais.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Massola, GiseleWortmann, Maria Lúcia Castagna2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583/1264info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1583Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
title |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
spellingShingle |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais Massola, Gisele |
title_short |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
title_full |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
title_fullStr |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
title_full_unstemmed |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
title_sort |
Gênero na literatura infantil: uma análise de obras com protagonistas animais |
author |
Massola, Gisele |
author_facet |
Massola, Gisele Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
author_role |
author |
author2 |
Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massola, Gisele Wortmann, Maria Lúcia Castagna |
description |
A partir de vinte obras de literatura para crianças cujos protagonistas são animais, analisa-se, neste artigo, a naturalização de algumas representações de gênero. Argumentamos que, ao serem antropomorfizados, os animais passam a personificar ações, sentimentos e emoções humanas. Observa-se que há, nessas obras, narrativas que replicam, no mundo ficcional habitado pelos personagens animais, certas representações do feminino e do masculino bastante usuais, estando essas ora vinculadas a alguns particulares ambientes, ora marcadas por determinados atributos e sentimentos. Embora haja, entre as obras analisadas, narrativas abertas à polissemia, o que poderia propiciar experiências estéticas diversificadas, isso não significou, necessariamente, a ocorrência de rupturas nas formas de narrar as diferenças de gênero. Palavras-chave: gênero; literatura infantil; pedagogias culturais; representações; Estudos Culturais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1583/1264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino. 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083785404417 |