A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Wagner Roberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Kaseker, Monica Panis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623
Resumo: Este artigo reflete sobre a produção de um documentário audiovisual acerca da educação escolar indígena na região norte do Paraná, que envolveu a participação de professores, gestores, estudantes e lideranças indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como uma estratégia de fortalecimento das escolas indígenas na região, resultado de rodas de conversa e oficinas colaborativas desenvolvidas com as comunidades indígenas por meio de um projeto de extensão universitária. As reflexões que se apresentam neste texto, resultado dessa experiência,  problematizam formas de efetivo protagonismo indígena numa produção intercultural que envolve sujeitos indígenas de diferentes segmentos atuando em parceria com uma equipe de universitários indígenas e não indígenas.
id ULBRA-1_2a92d70efb1beacbf397ecfde7f3ec9b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5623
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígenaEste artigo reflete sobre a produção de um documentário audiovisual acerca da educação escolar indígena na região norte do Paraná, que envolveu a participação de professores, gestores, estudantes e lideranças indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como uma estratégia de fortalecimento das escolas indígenas na região, resultado de rodas de conversa e oficinas colaborativas desenvolvidas com as comunidades indígenas por meio de um projeto de extensão universitária. As reflexões que se apresentam neste texto, resultado dessa experiência,  problematizam formas de efetivo protagonismo indígena numa produção intercultural que envolve sujeitos indígenas de diferentes segmentos atuando em parceria com uma equipe de universitários indígenas e não indígenas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Amaral, Wagner RobertoKaseker, Monica Panis2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/562310.17648/textura-2358-0801-v22n51-5623TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623/3776Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5623Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
title A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
spellingShingle A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
Amaral, Wagner Roberto
title_short A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
title_full A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
title_fullStr A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
title_full_unstemmed A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
title_sort A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
author Amaral, Wagner Roberto
author_facet Amaral, Wagner Roberto
Kaseker, Monica Panis
author_role author
author2 Kaseker, Monica Panis
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Wagner Roberto
Kaseker, Monica Panis
description Este artigo reflete sobre a produção de um documentário audiovisual acerca da educação escolar indígena na região norte do Paraná, que envolveu a participação de professores, gestores, estudantes e lideranças indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como uma estratégia de fortalecimento das escolas indígenas na região, resultado de rodas de conversa e oficinas colaborativas desenvolvidas com as comunidades indígenas por meio de um projeto de extensão universitária. As reflexões que se apresentam neste texto, resultado dessa experiência,  problematizam formas de efetivo protagonismo indígena numa produção intercultural que envolve sujeitos indígenas de diferentes segmentos atuando em parceria com uma equipe de universitários indígenas e não indígenas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5623
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623/3776
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n51
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081433448448