A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623 |
Resumo: | Este artigo reflete sobre a produção de um documentário audiovisual acerca da educação escolar indígena na região norte do Paraná, que envolveu a participação de professores, gestores, estudantes e lideranças indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como uma estratégia de fortalecimento das escolas indígenas na região, resultado de rodas de conversa e oficinas colaborativas desenvolvidas com as comunidades indígenas por meio de um projeto de extensão universitária. As reflexões que se apresentam neste texto, resultado dessa experiência, problematizam formas de efetivo protagonismo indígena numa produção intercultural que envolve sujeitos indígenas de diferentes segmentos atuando em parceria com uma equipe de universitários indígenas e não indígenas. |
id |
ULBRA-1_2a92d70efb1beacbf397ecfde7f3ec9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5623 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígenaEste artigo reflete sobre a produção de um documentário audiovisual acerca da educação escolar indígena na região norte do Paraná, que envolveu a participação de professores, gestores, estudantes e lideranças indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como uma estratégia de fortalecimento das escolas indígenas na região, resultado de rodas de conversa e oficinas colaborativas desenvolvidas com as comunidades indígenas por meio de um projeto de extensão universitária. As reflexões que se apresentam neste texto, resultado dessa experiência, problematizam formas de efetivo protagonismo indígena numa produção intercultural que envolve sujeitos indígenas de diferentes segmentos atuando em parceria com uma equipe de universitários indígenas e não indígenas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Amaral, Wagner RobertoKaseker, Monica Panis2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/562310.17648/textura-2358-0801-v22n51-5623TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623/3776Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5623Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
title |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
spellingShingle |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena Amaral, Wagner Roberto |
title_short |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
title_full |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
title_fullStr |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
title_full_unstemmed |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
title_sort |
A comunicação audiovisual como ferramenta de fortalecimento da escola indígena |
author |
Amaral, Wagner Roberto |
author_facet |
Amaral, Wagner Roberto Kaseker, Monica Panis |
author_role |
author |
author2 |
Kaseker, Monica Panis |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Wagner Roberto Kaseker, Monica Panis |
description |
Este artigo reflete sobre a produção de um documentário audiovisual acerca da educação escolar indígena na região norte do Paraná, que envolveu a participação de professores, gestores, estudantes e lideranças indígenas. A produção audiovisual foi utilizada como uma estratégia de fortalecimento das escolas indígenas na região, resultado de rodas de conversa e oficinas colaborativas desenvolvidas com as comunidades indígenas por meio de um projeto de extensão universitária. As reflexões que se apresentam neste texto, resultado dessa experiência, problematizam formas de efetivo protagonismo indígena numa produção intercultural que envolve sujeitos indígenas de diferentes segmentos atuando em parceria com uma equipe de universitários indígenas e não indígenas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5623 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5623/3776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-v22n51 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081433448448 |