Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311 |
Resumo: | Em se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19. |
id |
ULBRA-1_3f48a87b002b7295effef1c44d5c6b7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7311 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamentoEm se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Pinheiro, Jaqueline MarafonSchuler, Betina2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/731110.4322/2358-0801.2023.25.62.04TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311/4636http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7311/1659Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T01:20:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7311Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-19T01:20:59Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
title |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
spellingShingle |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento Pinheiro, Jaqueline Marafon |
title_short |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
title_full |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
title_fullStr |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
title_full_unstemmed |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
title_sort |
Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento |
author |
Pinheiro, Jaqueline Marafon |
author_facet |
Pinheiro, Jaqueline Marafon Schuler, Betina |
author_role |
author |
author2 |
Schuler, Betina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Jaqueline Marafon Schuler, Betina |
description |
Em se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311 10.4322/2358-0801.2023.25.62.04 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2023.25.62.04 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311/4636 http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7311/1659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083115364353 |