Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Jaqueline Marafon
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Schuler, Betina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311
Resumo: Em se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19.
id ULBRA-1_3f48a87b002b7295effef1c44d5c6b7e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7311
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamentoEm se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Pinheiro, Jaqueline MarafonSchuler, Betina2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/731110.4322/2358-0801.2023.25.62.04TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311/4636http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7311/1659Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-19T01:20:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7311Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-19T01:20:59Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
title Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
spellingShingle Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
Pinheiro, Jaqueline Marafon
title_short Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
title_full Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
title_fullStr Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
title_full_unstemmed Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
title_sort Adoecimento docente no Ensino Superior: um modo de endividamento
author Pinheiro, Jaqueline Marafon
author_facet Pinheiro, Jaqueline Marafon
Schuler, Betina
author_role author
author2 Schuler, Betina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Jaqueline Marafon
Schuler, Betina
description Em se tratando do adoecimento docente, especificamente no Ensino Superior, muitos estudos vêm se debruçando sobre o tema em diferentes perspectivas. Este artigo se trata de um ensaio teórico que busca problematizar as relações entre um presente neoliberal e o atravessamento no Ensino Superior quanto aos modos de trabalho dos professores e professoras. Nesse sentido, o presente estudo parte de uma perspectiva pós-estruturalista de pesquisa para problematizar aspectos do adoecimento docente vinculados a um contemporâneo que prima pela aceleração, produtividade, fragmentação do trabalho e pela autoresponsabilização quanto às questões de saúde e doença. Para tanto, utilizaremos os conceitos e estudos de diferentes autores, em especial Sennett, Abílio, Han e Lazzarato para pensar especificamente o conceito de endividamento docente, resultante deste estudo, questão essa agravada pela Pandemia da Covid 19.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311
10.4322/2358-0801.2023.25.62.04
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.62.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7311/4636
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/downloadSuppFile/7311/1659
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083115364353