Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kraemer, Graciele Marjana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, Luciane Bresciani, Witcs, Pedro Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7104
Resumo: O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidas entre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Estudos Surdos, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica-se uma inscrição analítica que compreende a surdez como diferença cultural em que a língua de sinais referenda o paradigma socioantropológico e contribui na constituição de determinados saberes e na organização de práticas educacionais.
id ULBRA-1_40b1e9cafb699d02995d3bfe2b80f96f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7104
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidas entre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Estudos Surdos, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica-se uma inscrição analítica que compreende a surdez como diferença cultural em que a língua de sinais referenda o paradigma socioantropológico e contribui na constituição de determinados saberes e na organização de práticas educacionais.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CapesKraemer, Graciele MarjanaLopes, Luciane BrescianiWitcs, Pedro Henrique2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/710410.29327/227811.24.59-8TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7104/4401Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7104Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
title Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
spellingShingle Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
Kraemer, Graciele Marjana
title_short Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
title_full Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
title_fullStr Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
title_full_unstemmed Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
title_sort Produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos [Brasil, 2006 - 2020]
author Kraemer, Graciele Marjana
author_facet Kraemer, Graciele Marjana
Lopes, Luciane Bresciani
Witcs, Pedro Henrique
author_role author
author2 Lopes, Luciane Bresciani
Witcs, Pedro Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
Lopes, Luciane Bresciani
Witcs, Pedro Henrique
description O presente estudo compreende uma análise de inspiração bibliométrica da produção acadêmica do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES). Foram analisadas 92 pesquisas, sendo 75 dissertações e 17 teses, produzidas entre os anos de 2006 e 2020. As pesquisas estão inscritas em oito campos temáticos, quais sejam, Docência, Educação Bilíngue, Estudos Surdos, Estudos da Tradução, Fonoaudiologia, Inclusão, Linguística da Língua de Sinais e Literatura Surda. Verifica-se uma inscrição analítica que compreende a surdez como diferença cultural em que a língua de sinais referenda o paradigma socioantropológico e contribui na constituição de determinados saberes e na organização de práticas educacionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7104
10.29327/227811.24.59-8
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7104
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.59-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7104/4401
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.59
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082766188544