Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612 |
Resumo: | As práticas de leitura literária no contexto escolar são de suma importância para a construção de leitores. No entanto, o desenvolvimento de tais práticas nem sempre ocorre de acordo com o desejo dos mediadores de leitura ou do público-alvo. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um estudo de caso por meio do qual se pôde dialogar com mediadores de leitura e buscar entender de que maneira os eventos que envolvem a literatura vêm acontecendo, mediante o quadro, muitas vezes, desfavorável para tanto. Verificam-se, ainda, as concepções de leitura literária manifestadas pelos mediadores, bem como o conhecimento acerca do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, responsável por enviar acervos literários às escolas públicas do Brasil. |
id |
ULBRA-1_439267e1326dfa8a00908373334de717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1612 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de casoAs práticas de leitura literária no contexto escolar são de suma importância para a construção de leitores. No entanto, o desenvolvimento de tais práticas nem sempre ocorre de acordo com o desejo dos mediadores de leitura ou do público-alvo. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um estudo de caso por meio do qual se pôde dialogar com mediadores de leitura e buscar entender de que maneira os eventos que envolvem a literatura vêm acontecendo, mediante o quadro, muitas vezes, desfavorável para tanto. Verificam-se, ainda, as concepções de leitura literária manifestadas pelos mediadores, bem como o conhecimento acerca do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, responsável por enviar acervos literários às escolas públicas do Brasil.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Cordeiro, Maisa Barbosa da SilvaFernandes, Célia Regina Delácio2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612/1254info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1612Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
title |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
spellingShingle |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva |
title_short |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
title_full |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
title_fullStr |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
title_sort |
Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso |
author |
Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva |
author_facet |
Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva Fernandes, Célia Regina Delácio |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Célia Regina Delácio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva Fernandes, Célia Regina Delácio |
description |
As práticas de leitura literária no contexto escolar são de suma importância para a construção de leitores. No entanto, o desenvolvimento de tais práticas nem sempre ocorre de acordo com o desejo dos mediadores de leitura ou do público-alvo. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um estudo de caso por meio do qual se pôde dialogar com mediadores de leitura e buscar entender de que maneira os eventos que envolvem a literatura vêm acontecendo, mediante o quadro, muitas vezes, desfavorável para tanto. Verificam-se, ainda, as concepções de leitura literária manifestadas pelos mediadores, bem como o conhecimento acerca do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, responsável por enviar acervos literários às escolas públicas do Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612/1254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino. 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082797645824 |