Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fernandes, Célia Regina Delácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612
Resumo: As práticas de leitura literária no contexto escolar são de suma importância para a construção de leitores. No entanto, o desenvolvimento de tais práticas nem sempre ocorre de acordo com o desejo dos mediadores de leitura ou do público-alvo. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um estudo de caso por meio do qual se pôde dialogar com mediadores de leitura e buscar entender de que maneira os eventos que envolvem a literatura vêm acontecendo, mediante o quadro, muitas vezes, desfavorável para tanto. Verificam-se, ainda, as concepções de leitura literária manifestadas pelos mediadores, bem como o conhecimento acerca do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, responsável por enviar acervos literários às escolas públicas do Brasil.
id ULBRA-1_439267e1326dfa8a00908373334de717
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1612
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de casoAs práticas de leitura literária no contexto escolar são de suma importância para a construção de leitores. No entanto, o desenvolvimento de tais práticas nem sempre ocorre de acordo com o desejo dos mediadores de leitura ou do público-alvo. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um estudo de caso por meio do qual se pôde dialogar com mediadores de leitura e buscar entender de que maneira os eventos que envolvem a literatura vêm acontecendo, mediante o quadro, muitas vezes, desfavorável para tanto. Verificam-se, ainda, as concepções de leitura literária manifestadas pelos mediadores, bem como o conhecimento acerca do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, responsável por enviar acervos literários às escolas públicas do Brasil.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Cordeiro, Maisa Barbosa da SilvaFernandes, Célia Regina Delácio2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612/1254info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1612Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
title Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
spellingShingle Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva
title_short Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
title_full Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
title_fullStr Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
title_full_unstemmed Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
title_sort Práticas de Leitura Literária na Escola: um estudo de caso
author Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva
author_facet Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva
Fernandes, Célia Regina Delácio
author_role author
author2 Fernandes, Célia Regina Delácio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Maisa Barbosa da Silva
Fernandes, Célia Regina Delácio
description As práticas de leitura literária no contexto escolar são de suma importância para a construção de leitores. No entanto, o desenvolvimento de tais práticas nem sempre ocorre de acordo com o desejo dos mediadores de leitura ou do público-alvo. Nessa perspectiva, este artigo apresenta um estudo de caso por meio do qual se pôde dialogar com mediadores de leitura e buscar entender de que maneira os eventos que envolvem a literatura vêm acontecendo, mediante o quadro, muitas vezes, desfavorável para tanto. Verificam-se, ainda, as concepções de leitura literária manifestadas pelos mediadores, bem como o conhecimento acerca do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, responsável por enviar acervos literários às escolas públicas do Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1612/1254
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082797645824