A meta 19 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) como síntese de concepções díspares de gestão escolar
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5353 |
Resumo: | O trabalho em tela discute as determinações contidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), em especial, àquelas voltadas para a gestão democrática. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental, questiona em que medida decretar a gestão democrática da educação induzirá novas práticas? A análise empreendida do PNE (2014-2024) indica a permanência de problemas presentes na LDB/1996, tais como: não estender a gestão democrática para as escolas privadas e para o Ensino Superior. Ao vincular a gestão democrática à concepção de meritocracia reforça uma perspectiva de participação sob o viés do controle e da responsabilização das escolas em torno dos resultados, em detrimento de uma participação popular na formulação das políticas. |
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A meta 19 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) como síntese de concepções díspares de gestão escolarO trabalho em tela discute as determinações contidas no Plano Nacional de Educação (2014-2024), em especial, àquelas voltadas para a gestão democrática. Valendo-se de pesquisa bibliográfica e documental, questiona em que medida decretar a gestão democrática da educação induzirá novas práticas? A análise empreendida do PNE (2014-2024) indica a permanência de problemas presentes na LDB/1996, tais como: não estender a gestão democrática para as escolas privadas e para o Ensino Superior. Ao vincular a gestão democrática à concepção de meritocracia reforça uma perspectiva de participação sob o viés do controle e da responsabilização das escolas em torno dos resultados, em detrimento de uma participação popular na formulação das políticas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Militão, Andréia NunesPerboni, Fabio2019-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/535310.17648/textura-2358-0801-21-48-5353TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5353/3591Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T04:04:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5353Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-11-14T04:04:41Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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