Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1399 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou mapear práticas e representações das professoras da pré-escola da rede pública de uma cidade do Centro-oeste de Minas Gerais, acerca das sexualidades e gênero no contexto da Educação Infantil. A metodologia consistiu na revisão de literatura, seguida de pesquisa de campo por meio de entrevistas. Os dados obtidos foram tratados de forma qualitativa, em articulação com as teorias que abordam a temática discutida. De acordo com os resultados, destaca-se a urgência da necessidade de inclusão da temática “sexualidades e gênero” nos currículos da Educação Infantil. |
id |
ULBRA-1_6415c1fffb1d3d466a7891ed263f2de5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1399 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiaisA presente pesquisa objetivou mapear práticas e representações das professoras da pré-escola da rede pública de uma cidade do Centro-oeste de Minas Gerais, acerca das sexualidades e gênero no contexto da Educação Infantil. A metodologia consistiu na revisão de literatura, seguida de pesquisa de campo por meio de entrevistas. Os dados obtidos foram tratados de forma qualitativa, em articulação com as teorias que abordam a temática discutida. De acordo com os resultados, destaca-se a urgência da necessidade de inclusão da temática “sexualidades e gênero” nos currículos da Educação Infantil.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Zorkot, LailaReis, Fábio Gonçalves2015-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1399TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino.2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1399/1278info:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-15T12:20:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1399Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-02-15T12:20:12Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
title |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
spellingShingle |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais Zorkot, Laila |
title_short |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
title_full |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
title_fullStr |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
title_full_unstemmed |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
title_sort |
Educação infantil, gênero e sexualidades: fala das professoras e interlocuções com os documentos oficiais |
author |
Zorkot, Laila |
author_facet |
Zorkot, Laila Reis, Fábio Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Fábio Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zorkot, Laila Reis, Fábio Gonçalves |
description |
A presente pesquisa objetivou mapear práticas e representações das professoras da pré-escola da rede pública de uma cidade do Centro-oeste de Minas Gerais, acerca das sexualidades e gênero no contexto da Educação Infantil. A metodologia consistiu na revisão de literatura, seguida de pesquisa de campo por meio de entrevistas. Os dados obtidos foram tratados de forma qualitativa, em articulação com as teorias que abordam a temática discutida. De acordo com os resultados, destaca-se a urgência da necessidade de inclusão da temática “sexualidades e gênero” nos currículos da Educação Infantil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1399 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1399/1278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 17, n. 35 (2015): Dossiê: Literatura infanto-juvenil e ensino. 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081459662848 |