Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Joice Araújo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Beck, Dinah Quesada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728
Resumo: As formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital.
id ULBRA-1_65ec49727e6df924df5ddc1fc26c2196
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4728
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas criançasAs formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Esperança, Joice AraújoBeck, Dinah Quesada2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/472810.17648/textura-2358-0801-20-44-4728TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-20-44reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728/3208Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T22:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4728Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-09-25T22:45:45Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
title Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
spellingShingle Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
Esperança, Joice Araújo
title_short Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
title_full Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
title_fullStr Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
title_full_unstemmed Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
title_sort Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
author Esperança, Joice Araújo
author_facet Esperança, Joice Araújo
Beck, Dinah Quesada
author_role author
author2 Beck, Dinah Quesada
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Joice Araújo
Beck, Dinah Quesada
description As formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728
10.17648/textura-2358-0801-20-44-4728
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728/3208
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-20-44
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082368778240