Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728 |
Resumo: | As formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital. |
id |
ULBRA-1_65ec49727e6df924df5ddc1fc26c2196 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4728 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas criançasAs formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Esperança, Joice AraújoBeck, Dinah Quesada2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/472810.17648/textura-2358-0801-20-44-4728TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-20-44reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728/3208Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T22:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4728Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-09-25T22:45:45Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
title |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
spellingShingle |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças Esperança, Joice Araújo |
title_short |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
title_full |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
title_fullStr |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
title_full_unstemmed |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
title_sort |
Fórum de discussão como estratégia pedagógica na formação de professores/as: problematizando as infâncias contemporâneas e a reinterpretação dos produtos culturais pelas crianças |
author |
Esperança, Joice Araújo |
author_facet |
Esperança, Joice Araújo Beck, Dinah Quesada |
author_role |
author |
author2 |
Beck, Dinah Quesada |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esperança, Joice Araújo Beck, Dinah Quesada |
description |
As formas como a escola e os/as profissionais da educação percebem as crianças pautam o delineamento das propostas pedagógicas voltadas para esses sujeitos. Portanto, o estudo das representações de infância, como construções forjadas ao longo do tempo, é aspecto fundamental para a formação inicial e continuada de professores/as. Partindo desse entendimento, este artigo apresenta reflexões desencadeadas no contexto de um curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade à distância, analisando o espaço dialógico e interativo dos Fóruns de discussão como possibilidade de desnaturalização e resignificação das representações compartilhadas pelos/as acadêmicos/as acerca das crianças e de suas experiências com os artefatos da cultura digital. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4728 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-44-4728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4728/3208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-20-44 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082368778240 |