Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Fernando
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483
Resumo: No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.
id UFRGS-9_92a499b79685bdf4cd70e26b8883cc37
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/18483
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na InternetFórum Pedagógico. Comunidade de Aprendizagem. Discurso Pedagógico. Análise de Discursos. Educação a Distância.No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.FACED - UFRGS2011-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483/14341Hartmann, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-08T18:03:48Zoai:seer.ufrgs.br:article/18483Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2011-12-08T18:03:48Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
title Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
spellingShingle Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
Hartmann, Fernando
Fórum Pedagógico. Comunidade de Aprendizagem. Discurso Pedagógico. Análise de Discursos. Educação a Distância.
title_short Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
title_full Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
title_fullStr Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
title_full_unstemmed Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
title_sort Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet
author Hartmann, Fernando
author_facet Hartmann, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum Pedagógico. Comunidade de Aprendizagem. Discurso Pedagógico. Análise de Discursos. Educação a Distância.
topic Fórum Pedagógico. Comunidade de Aprendizagem. Discurso Pedagógico. Análise de Discursos. Educação a Distância.
description No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/18483/14341
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 36 No. 3 (2011)
Educação & Realidade; v. 36 n. 3 (2011)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984453259264