Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Fernando
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/3250
Resumo: Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.
id FURG_9bd121647d0a0bcc9ce4a02c50fa1adb
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/3250
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Análise de um fórum pedagógico de discussão na internetAnalysis of an internet pedagogical forum of discussionFórum pedagógicoComunidade de aprendizagemDiscurso pedagógicoAnálise de discursosEducação a distânciaPedagogical forumLearning communityPedagogical discourseDiscourse analysisDistance educationAnálise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.Under new provision to distance learning devices, new pedagogical communication forms arise founded with the use of Internet networks that interrogate linguistics and pedagogy. These arguments justify an examination of language use in these new forms of dialogue. It focus on teaching practice that privileged the online interaction and the creation of a learning community. The analysis shows that in a closed discussion forum with educational goals, like the forchat, the forms of marked reported speech are very frequent. Moreover, it was also possible to confirm the feeling of community membership, the gradual increase in the use of second person and the frequent use of factual elements equal to those used in informal conversations.2013-04-18T17:44:14Z2013-04-18T17:44:14Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013.2175-6236http://repositorio.furg.br/handle/1/3250porHartmann, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-18T17:44:14Zoai:repositorio.furg.br:1/3250Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-18T17:44:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
Analysis of an internet pedagogical forum of discussion
title Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
spellingShingle Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
Hartmann, Fernando
Fórum pedagógico
Comunidade de aprendizagem
Discurso pedagógico
Análise de discursos
Educação a distância
Pedagogical forum
Learning community
Pedagogical discourse
Discourse analysis
Distance education
title_short Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
title_full Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
title_fullStr Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
title_full_unstemmed Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
title_sort Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
author Hartmann, Fernando
author_facet Hartmann, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Fórum pedagógico
Comunidade de aprendizagem
Discurso pedagógico
Análise de discursos
Educação a distância
Pedagogical forum
Learning community
Pedagogical discourse
Discourse analysis
Distance education
topic Fórum pedagógico
Comunidade de aprendizagem
Discurso pedagógico
Análise de discursos
Educação a distância
Pedagogical forum
Learning community
Pedagogical discourse
Discourse analysis
Distance education
description Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2013-04-18T17:44:14Z
2013-04-18T17:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013.
2175-6236
http://repositorio.furg.br/handle/1/3250
identifier_str_mv HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013.
2175-6236
url http://repositorio.furg.br/handle/1/3250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384407780098048