Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/3250 |
Resumo: | Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais. |
id |
FURG_9bd121647d0a0bcc9ce4a02c50fa1adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/3250 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internetAnalysis of an internet pedagogical forum of discussionFórum pedagógicoComunidade de aprendizagemDiscurso pedagógicoAnálise de discursosEducação a distânciaPedagogical forumLearning communityPedagogical discourseDiscourse analysisDistance educationAnálise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais.Under new provision to distance learning devices, new pedagogical communication forms arise founded with the use of Internet networks that interrogate linguistics and pedagogy. These arguments justify an examination of language use in these new forms of dialogue. It focus on teaching practice that privileged the online interaction and the creation of a learning community. The analysis shows that in a closed discussion forum with educational goals, like the forchat, the forms of marked reported speech are very frequent. Moreover, it was also possible to confirm the feeling of community membership, the gradual increase in the use of second person and the frequent use of factual elements equal to those used in informal conversations.2013-04-18T17:44:14Z2013-04-18T17:44:14Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfHARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013.2175-6236http://repositorio.furg.br/handle/1/3250porHartmann, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-04-18T17:44:14Zoai:repositorio.furg.br:1/3250Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-04-18T17:44:14Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet Analysis of an internet pedagogical forum of discussion |
title |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet |
spellingShingle |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet Hartmann, Fernando Fórum pedagógico Comunidade de aprendizagem Discurso pedagógico Análise de discursos Educação a distância Pedagogical forum Learning community Pedagogical discourse Discourse analysis Distance education |
title_short |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet |
title_full |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet |
title_fullStr |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet |
title_full_unstemmed |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet |
title_sort |
Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet |
author |
Hartmann, Fernando |
author_facet |
Hartmann, Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartmann, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fórum pedagógico Comunidade de aprendizagem Discurso pedagógico Análise de discursos Educação a distância Pedagogical forum Learning community Pedagogical discourse Discourse analysis Distance education |
topic |
Fórum pedagógico Comunidade de aprendizagem Discurso pedagógico Análise de discursos Educação a distância Pedagogical forum Learning community Pedagogical discourse Discourse analysis Distance education |
description |
Análise de um Fórum Pedagógico de Discussão na Internet. No quadro de novos dispositivos de educação a distância aparecem formas de comunicação pedagógica fundadas com a utilização de redes na internet que interrogam a linguística e a pedagogia. Propõe-se, portanto, uma análise do uso da língua nestas formas de interlocução. Destacou-se uma prática pedagógica que privilegiou a interação on line e a criação de uma comunidade de aprendizagem. As análises evidenciaram que, num forchat, com objetivos pedagógicos, as formas de discurso relatado marcado são muito frequentes. Também foi possível constatar o sentimento de pertencimento à comunidade, o aumento gradativo da utilização da segundo pessoa e o uso frequente de elementos fáticos iguais aos utilizados em conversas informais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2013-04-18T17:44:14Z 2013-04-18T17:44:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013. 2175-6236 http://repositorio.furg.br/handle/1/3250 |
identifier_str_mv |
HARTMANN, Fernando. Análise de um fórum pedagógico de discussão na internet. Educação e Realidade, v. 36, n. 3, p. 781-797, 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/18483/14341>. Acesso em: 26 mar. 2013. 2175-6236 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384407780098048 |