Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480 |
Resumo: | Resumo: Analisa-se as experiências vividas em situações síncronas pelas professoras da Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial em 2021 visando entender como foram privilegiadas as interações e as brincadeiras através desses encontros. A análise aconteceu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que cria textos coletivizados a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. Através DSC foi possível compreender que o Ensino Remoto Emergencial foi uma estratégia importante para dar continuidade à educação durante a pandemia, mas ele também veio para reforçar que a Educação Infantil precisa da presencialidade, para que as crianças possam explorar todas as sensações e oportunidades que só o ambiente escolar oferece. |
id |
ULBRA-1_670bbb08e463ef5819011c30924dd5ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7480 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicosResumo: Analisa-se as experiências vividas em situações síncronas pelas professoras da Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial em 2021 visando entender como foram privilegiadas as interações e as brincadeiras através desses encontros. A análise aconteceu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que cria textos coletivizados a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. Através DSC foi possível compreender que o Ensino Remoto Emergencial foi uma estratégia importante para dar continuidade à educação durante a pandemia, mas ele também veio para reforçar que a Educação Infantil precisa da presencialidade, para que as crianças possam explorar todas as sensações e oportunidades que só o ambiente escolar oferece. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)de Lemos, Juliane NunesBorges, Daniele Simões2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/748010.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.09TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480/4646Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-24T18:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7480Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-24T18:54:51Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
title |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
spellingShingle |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos de Lemos, Juliane Nunes |
title_short |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
title_full |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
title_fullStr |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
title_full_unstemmed |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
title_sort |
Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos |
author |
de Lemos, Juliane Nunes |
author_facet |
de Lemos, Juliane Nunes Borges, Daniele Simões |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Daniele Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lemos, Juliane Nunes Borges, Daniele Simões |
description |
Resumo: Analisa-se as experiências vividas em situações síncronas pelas professoras da Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial em 2021 visando entender como foram privilegiadas as interações e as brincadeiras através desses encontros. A análise aconteceu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que cria textos coletivizados a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. Através DSC foi possível compreender que o Ensino Remoto Emergencial foi uma estratégia importante para dar continuidade à educação durante a pandemia, mas ele também veio para reforçar que a Educação Infantil precisa da presencialidade, para que as crianças possam explorar todas as sensações e oportunidades que só o ambiente escolar oferece. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480 10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.09 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480 |
identifier_str_mv |
10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480/4646 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211082827005953 |