Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lemos, Juliane Nunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Borges, Daniele Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480
Resumo: Resumo: Analisa-se as experiências vividas em situações síncronas pelas professoras da Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial em 2021 visando entender como foram privilegiadas as interações e as brincadeiras através desses encontros. A análise aconteceu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que cria textos coletivizados a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. Através DSC foi possível compreender que o Ensino Remoto Emergencial foi uma estratégia importante para dar continuidade à educação durante a pandemia, mas ele também veio para reforçar que a Educação Infantil precisa da presencialidade, para que as crianças possam explorar todas as sensações e oportunidades que só o ambiente escolar oferece.
id ULBRA-1_670bbb08e463ef5819011c30924dd5ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7480
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicosResumo: Analisa-se as experiências vividas em situações síncronas pelas professoras da Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial em 2021 visando entender como foram privilegiadas as interações e as brincadeiras através desses encontros. A análise aconteceu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que cria textos coletivizados a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. Através DSC foi possível compreender que o Ensino Remoto Emergencial foi uma estratégia importante para dar continuidade à educação durante a pandemia, mas ele também veio para reforçar que a Educação Infantil precisa da presencialidade, para que as crianças possam explorar todas as sensações e oportunidades que só o ambiente escolar oferece. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)de Lemos, Juliane NunesBorges, Daniele Simões2023-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/748010.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.09TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480/4646Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-24T18:54:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7480Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-04-24T18:54:51Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
title Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
spellingShingle Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
de Lemos, Juliane Nunes
title_short Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
title_full Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
title_fullStr Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
title_full_unstemmed Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
title_sort Histórias sobre encontros síncronos no ensino remoto: um estudo sobre a Educação Infantil em tempos pandêmicos
author de Lemos, Juliane Nunes
author_facet de Lemos, Juliane Nunes
Borges, Daniele Simões
author_role author
author2 Borges, Daniele Simões
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lemos, Juliane Nunes
Borges, Daniele Simões
description Resumo: Analisa-se as experiências vividas em situações síncronas pelas professoras da Educação Infantil durante o Ensino Remoto Emergencial em 2021 visando entender como foram privilegiadas as interações e as brincadeiras através desses encontros. A análise aconteceu por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que cria textos coletivizados a partir das falas dos sujeitos da pesquisa. Através DSC foi possível compreender que o Ensino Remoto Emergencial foi uma estratégia importante para dar continuidade à educação durante a pandemia, mas ele também veio para reforçar que a Educação Infantil precisa da presencialidade, para que as crianças possam explorar todas as sensações e oportunidades que só o ambiente escolar oferece.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480
10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.09
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480
identifier_str_mv 10.4322/10.4322/2358-0801.2023.25.62.09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7480/4646
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 62 (2023)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082827005953