Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Luiz Fernandes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Siqueira, Romilson Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7273
Resumo: O artigo analisa as diretrizes para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a educação básica, situando os aparatos regulatórios e seus desdobramentos nas dinâmicas institucionais. As análises revelam distintas concepções de educação, formação, docência e de papel das instituições de educação superior que impactam os projetos institucionais e formativos das Instituições.  Ao abordar esse cenário de disputas, situa, ainda, os retrocessos da legislação e os movimentos de resistência propositiva, com realce para a criação de fóruns estaduais em defesa da pedagogia e das licenciaturas.
id ULBRA-1_747e3e2869d4c658a2cbc7ee5ff75d34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7273
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositivaO artigo analisa as diretrizes para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a educação básica, situando os aparatos regulatórios e seus desdobramentos nas dinâmicas institucionais. As análises revelam distintas concepções de educação, formação, docência e de papel das instituições de educação superior que impactam os projetos institucionais e formativos das Instituições.  Ao abordar esse cenário de disputas, situa, ainda, os retrocessos da legislação e os movimentos de resistência propositiva, com realce para a criação de fóruns estaduais em defesa da pedagogia e das licenciaturas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Dourado, Luiz FernandesSiqueira, Romilson Martins2022-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/727310.29327/227811.24.59-3TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade2358-08011518-491910.29327/227811.24.59reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7273/4396Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-25T18:32:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7273Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2022-08-25T18:32:19Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
title Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
spellingShingle Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
Dourado, Luiz Fernandes
title_short Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
title_full Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
title_fullStr Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
title_full_unstemmed Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
title_sort Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores: retrocessos e resistência propositiva
author Dourado, Luiz Fernandes
author_facet Dourado, Luiz Fernandes
Siqueira, Romilson Martins
author_role author
author2 Siqueira, Romilson Martins
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Luiz Fernandes
Siqueira, Romilson Martins
description O artigo analisa as diretrizes para a formação inicial e continuada de profissionais do magistério para a educação básica, situando os aparatos regulatórios e seus desdobramentos nas dinâmicas institucionais. As análises revelam distintas concepções de educação, formação, docência e de papel das instituições de educação superior que impactam os projetos institucionais e formativos das Instituições.  Ao abordar esse cenário de disputas, situa, ainda, os retrocessos da legislação e os movimentos de resistência propositiva, com realce para a criação de fóruns estaduais em defesa da pedagogia e das licenciaturas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7273
10.29327/227811.24.59-3
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7273
identifier_str_mv 10.29327/227811.24.59-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7273/4396
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 24, n. 59 (2022): Dossiê: Políticas docentes na atualidade
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.24.59
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1816339957612019712