Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640 |
Resumo: | Este estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados. |
id |
ULBRA-1_78d3a20ccdc48b6ea613a9afce1bac22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3640 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino SuperiorEste estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e CapesFabris, Elí Terezinha HennBahia, Sabrine Borges de Mello HettiNeves, Antônia Regina Gomes2018-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/364010.17648/textura-2358-0801-20-42-3640TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640/2793Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-02T10:46:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3640Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-04-02T10:46:22Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
title |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
spellingShingle |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior Fabris, Elí Terezinha Henn |
title_short |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
title_full |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
title_fullStr |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
title_sort |
Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior |
author |
Fabris, Elí Terezinha Henn |
author_facet |
Fabris, Elí Terezinha Henn Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti Neves, Antônia Regina Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti Neves, Antônia Regina Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq e Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabris, Elí Terezinha Henn Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti Neves, Antônia Regina Gomes |
description |
Este estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640 10.17648/textura-2358-0801-20-42-3640 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-42-3640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640/2793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211081807790080 |