Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Elí Terezinha Henn
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti, Neves, Antônia Regina Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640
Resumo: Este estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados.
id ULBRA-1_78d3a20ccdc48b6ea613a9afce1bac22
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3640
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino SuperiorEste estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq e CapesFabris, Elí Terezinha HennBahia, Sabrine Borges de Mello HettiNeves, Antônia Regina Gomes2018-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/364010.17648/textura-2358-0801-20-42-3640TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640/2793Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-02T10:46:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3640Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-04-02T10:46:22Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
title Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
spellingShingle Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
Fabris, Elí Terezinha Henn
title_short Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
title_full Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
title_fullStr Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
title_full_unstemmed Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
title_sort Qualidade da formação de professores a partir da iniciação à docência: um olhar sobre o Pibid e a avaliação do Ensino Superior
author Fabris, Elí Terezinha Henn
author_facet Fabris, Elí Terezinha Henn
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
Neves, Antônia Regina Gomes
author_role author
author2 Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
Neves, Antônia Regina Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Elí Terezinha Henn
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti
Neves, Antônia Regina Gomes
description Este estudo tem como objeto de estudo a formação de professores, a partir da atuação de licenciandos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- Pibid/Capes, tendo por objetivo compreender de que forma as práticas desenvolvidas no Pibid qualificam a formação do pibidiano, na articulação entre universidade e escola. Percebe-se que os licenciandos que têm a oportunidade de vivenciar a relação universidade/escola por meio do Pibid conseguem conhecer melhor o contexto escolar, analisando e problematizando as práticas pedagógicas, aspectos que qualificam a formação docente, desde que assumidos a partir de uma concepção de qualidade que se distancia do foco apenas nos resultados.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640
10.17648/textura-2358-0801-20-42-3640
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-20-42-3640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3640/2793
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 42 (2018): Dossiê: A literatura infanto-juvenil digital: apps, leitores e educação literária
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081807790080