O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rosana Cadé.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou, tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado.
id UFCG_cdccae86dd250e25ebb1fe23a8594fb5
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22643
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.The Teaching Initiation Program - PIBID and the training of the Geography teacher.Formação docente - GeografiaFormação de professores - GeografiaProfessores de Geografia - formaçãoEnsino de GeografiaIniciação à docênciaPIBIDPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDTeacher training - GeographyTeacher training - GeographyGeography Teachers - trainingTeaching geographyTeaching initiationGDPIDInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBIDGeografiaEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou, tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado.This work aims to analyze the contributions of the Initiation Program to Teaching (PIBID) in the training of graduates in Geography at the University of Campina Grande and its importance for teacher training. The PIBID program of UFCG to Geography aims to contribute to improving undergraduate education, in order to bring students to classroom reality and also stimulate reflection about teaching and learning for that students can collaborate with new methodological strategies to be developed in schools of public networks of basic education. For the construction of this work were used as theoretical basis Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) and some documents from CAPES, MEC and PIBID UFCG. In order to evaluate the PIBID contribution for initial training of geography graduates was launched an interview script for that stock and coordinators of PIBID, could answer about the experiences that the PIBID provided, given that the program enters this students in schools at the beginning of the course and making it possible to participate in the daily life of the school and in this way earn significant experience so that identify with the chosen course, but also to feel more prepared for the work camp. Even so, we still can not make an assessment which has been the impact of this program for training these students, but we can see that the subproject action has lead to significant knowledge for participants who feel greater self-esteem and more prepared for your work environment and, thus, more valuable.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830FERREIRA, Denise Cristina.FERREIRA, D. C.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.FARIAS, P. S. C.SANTOS, Rosana Cadé.2015-03-192021-12-20T13:55:18Z2021-12-202021-12-20T13:55:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643SANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T13:55:53Zoai:localhost:riufcg/22643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T13:55:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
The Teaching Initiation Program - PIBID and the training of the Geography teacher.
title O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
spellingShingle O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
SANTOS, Rosana Cadé.
Formação docente - Geografia
Formação de professores - Geografia
Professores de Geografia - formação
Ensino de Geografia
Iniciação à docência
PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Teacher training - Geography
Teacher training - Geography
Geography Teachers - training
Teaching geography
Teaching initiation
GDPID
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
Geografia
title_short O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
title_full O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
title_fullStr O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
title_full_unstemmed O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
title_sort O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia.
author SANTOS, Rosana Cadé.
author_facet SANTOS, Rosana Cadé.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
CARVALHO, L. E. P.
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830
FERREIRA, Denise Cristina.
FERREIRA, D. C.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
FARIAS, P. S. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rosana Cadé.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - Geografia
Formação de professores - Geografia
Professores de Geografia - formação
Ensino de Geografia
Iniciação à docência
PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Teacher training - Geography
Teacher training - Geography
Geography Teachers - training
Teaching geography
Teaching initiation
GDPID
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
Geografia
topic Formação docente - Geografia
Formação de professores - Geografia
Professores de Geografia - formação
Ensino de Geografia
Iniciação à docência
PIBID
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Teacher training - Geography
Teacher training - Geography
Geography Teachers - training
Teaching geography
Teaching initiation
GDPID
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID
Geografia
description Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação dos licenciando em Geografia da Universidade de Campina Grande e sua importância para a formação docente. O programa do PIBID de Geografia UFCG tem como finalidade contribuir para melhoria das licenciaturas ao aproximar os graduandos da realidade da sala de aula como também estimular a reflexão sobre o ensino e aprendizagem, de maneira que os alunos possam colaborar com novas estratégias metodológicas para serem desenvolvidas no ambiente de escolas das redes públicas do Ensino Básico. Para a construção desse trabalho foram utilizados referencias teóricos como Callai (2013), Campos (2012), Abreu (2013), Khaoule (2012), Canan (2012) e documentos do CAPES, MEC que instituem o Programa em nível nacional, além dos projetos institucionais do PIBID da UFCG. Com o propósito de avaliar a contribuição desta iniciativa para formação inicial dos licenciados de Geografia foram lançados um roteiro de entrevista para que bolsistas e professores coordenadores pudessem responder sobre a experiências que o PIBID os proporcionou, tendo em vista que o programa insere esses alunos nas escolas logo no início do curso e dessa forma possibilitando participarem do dia a dia dessa escola e assim adquiram experiências significativas, de modo que, se identifique com o curso escolhido como também sintam-se mais preparados para o campo de trabalho. Mesmo assim ainda não podemos fazer uma avaliação qual tem sido o impacto desse programa para formação desses alunos, mas, podemos perceber que a ação do subprojeto tem permitido conhecimentos significativos para os participantes que sentem uma maior autoestima e mais preparados para o seu ambiente de trabalho e com isso mais valorizado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-19
2021-12-20T13:55:18Z
2021-12-20
2021-12-20T13:55:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
SANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
identifier_str_mv SANTOS, Rozana Cadé. O Programa de Iniciação à Docência - PIBID e a formação do professor de Geografia. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744519590051840