Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Maria Carolina da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369
Resumo: Com base nos estudos culturais e nos estudos de gênero, este artigo analisa as posições de sujeito generificadas disponibilizadas por quatro filmes de animação: Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis. Argumenta-se que nesses filmes combinam-se a divulgação de posições femininas e masculinas amplamente conhecidas em nossa sociedade com a divulgação de subjetividades diferentes e emergentes. Assim, demanda-se para as mulheres as posições de sujeito romântica, irracional e infantil e, para os homens, a posição de sujeito cuidador, corajoso e herói. Como metodologia, utilizou-se a etnografia da tela e elementos da análise de discurso de inspiração foucaultiana.
id ULBRA-1_8c8dc1b488d734e6d92262dca679b623
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6369
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidadesCom base nos estudos culturais e nos estudos de gênero, este artigo analisa as posições de sujeito generificadas disponibilizadas por quatro filmes de animação: Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis. Argumenta-se que nesses filmes combinam-se a divulgação de posições femininas e masculinas amplamente conhecidas em nossa sociedade com a divulgação de subjetividades diferentes e emergentes. Assim, demanda-se para as mulheres as posições de sujeito romântica, irracional e infantil e, para os homens, a posição de sujeito cuidador, corajoso e herói. Como metodologia, utilizou-se a etnografia da tela e elementos da análise de discurso de inspiração foucaultiana.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Caldeira, Maria Carolina da Silva2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/636910.29327/227811.23.55-7TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 55 (2021): Dossiê Gênero e processos educativos em instituições sociais e artefatos da cultura2358-08011518-491910.29327/227811.23.55reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369/4135Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-11T19:33:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6369Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-08-11T19:33:08Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
title Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
spellingShingle Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
Caldeira, Maria Carolina da Silva
title_short Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
title_full Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
title_fullStr Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
title_full_unstemmed Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
title_sort Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
author Caldeira, Maria Carolina da Silva
author_facet Caldeira, Maria Carolina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Maria Carolina da Silva
description Com base nos estudos culturais e nos estudos de gênero, este artigo analisa as posições de sujeito generificadas disponibilizadas por quatro filmes de animação: Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis. Argumenta-se que nesses filmes combinam-se a divulgação de posições femininas e masculinas amplamente conhecidas em nossa sociedade com a divulgação de subjetividades diferentes e emergentes. Assim, demanda-se para as mulheres as posições de sujeito romântica, irracional e infantil e, para os homens, a posição de sujeito cuidador, corajoso e herói. Como metodologia, utilizou-se a etnografia da tela e elementos da análise de discurso de inspiração foucaultiana.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369
10.29327/227811.23.55-7
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.55-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369/4135
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 55 (2021): Dossiê Gênero e processos educativos em instituições sociais e artefatos da cultura
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.55
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083641749504