Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidades
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369 |
Resumo: | Com base nos estudos culturais e nos estudos de gênero, este artigo analisa as posições de sujeito generificadas disponibilizadas por quatro filmes de animação: Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis. Argumenta-se que nesses filmes combinam-se a divulgação de posições femininas e masculinas amplamente conhecidas em nossa sociedade com a divulgação de subjetividades diferentes e emergentes. Assim, demanda-se para as mulheres as posições de sujeito romântica, irracional e infantil e, para os homens, a posição de sujeito cuidador, corajoso e herói. Como metodologia, utilizou-se a etnografia da tela e elementos da análise de discurso de inspiração foucaultiana. |
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Pedagogias de gênero em filmes infantis de animação: romantismo, heroísmo e infantilidade para produção de feminilidades e masculinidadesCom base nos estudos culturais e nos estudos de gênero, este artigo analisa as posições de sujeito generificadas disponibilizadas por quatro filmes de animação: Toy Story, Monstros S.A, Procurando Nemo e Os Incríveis. Argumenta-se que nesses filmes combinam-se a divulgação de posições femininas e masculinas amplamente conhecidas em nossa sociedade com a divulgação de subjetividades diferentes e emergentes. Assim, demanda-se para as mulheres as posições de sujeito romântica, irracional e infantil e, para os homens, a posição de sujeito cuidador, corajoso e herói. Como metodologia, utilizou-se a etnografia da tela e elementos da análise de discurso de inspiração foucaultiana.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Caldeira, Maria Carolina da Silva2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/636910.29327/227811.23.55-7TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 55 (2021): Dossiê Gênero e processos educativos em instituições sociais e artefatos da cultura2358-08011518-491910.29327/227811.23.55reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6369/4135Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-11T19:33:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6369Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-08-11T19:33:08Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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