Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Militão, Silvio Cesar Nunes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aranda, Maria Alice de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5355
Resumo: Este artigo objetiva analisar avanços e desafios atinentes à formulação e materialização dos planos de educação, a partir de uma perspectiva histórica e contemporânea. Metodologicamente, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam que inexiste no Brasil uma tradição em pautar a educação mediante planos de Estado sistêmicos e de longo prazo, com a (quase) universalização dos planos subnacionais sendo ineditamente atingida somente na corrente década. Porém, os resultados indicam que a efetiva materialização destes planos demandará, além de sistemáticas de monitoramento e avaliação, uma radical alteração na rota política e econômica em curso, a qual inviabiliza a consecução das metas dos múltiplos planos vigentes.
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