Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5355 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar avanços e desafios atinentes à formulação e materialização dos planos de educação, a partir de uma perspectiva histórica e contemporânea. Metodologicamente, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam que inexiste no Brasil uma tradição em pautar a educação mediante planos de Estado sistêmicos e de longo prazo, com a (quase) universalização dos planos subnacionais sendo ineditamente atingida somente na corrente década. Porém, os resultados indicam que a efetiva materialização destes planos demandará, além de sistemáticas de monitoramento e avaliação, uma radical alteração na rota política e econômica em curso, a qual inviabiliza a consecução das metas dos múltiplos planos vigentes. |
id |
ULBRA-1_8fd7c052e9f052bdfcae536ee0a47a09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5355 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneoEste artigo objetiva analisar avanços e desafios atinentes à formulação e materialização dos planos de educação, a partir de uma perspectiva histórica e contemporânea. Metodologicamente, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam que inexiste no Brasil uma tradição em pautar a educação mediante planos de Estado sistêmicos e de longo prazo, com a (quase) universalização dos planos subnacionais sendo ineditamente atingida somente na corrente década. Porém, os resultados indicam que a efetiva materialização destes planos demandará, além de sistemáticas de monitoramento e avaliação, uma radical alteração na rota política e econômica em curso, a qual inviabiliza a consecução das metas dos múltiplos planos vigentes.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Militão, Silvio Cesar NunesAranda, Maria Alice de Miranda2019-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/535510.17648/textura-2358-0801-21-48-5355TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5355/3575Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T04:03:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5355Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-11-14T04:03:02Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
title |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
spellingShingle |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo Militão, Silvio Cesar Nunes |
title_short |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
title_full |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
title_fullStr |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
title_sort |
Dos primórdios à (quase) universalização dos planos de educação no Brasil: avanços e desafios no cenário contemporâneo |
author |
Militão, Silvio Cesar Nunes |
author_facet |
Militão, Silvio Cesar Nunes Aranda, Maria Alice de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Aranda, Maria Alice de Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Militão, Silvio Cesar Nunes Aranda, Maria Alice de Miranda |
description |
Este artigo objetiva analisar avanços e desafios atinentes à formulação e materialização dos planos de educação, a partir de uma perspectiva histórica e contemporânea. Metodologicamente, vale-se de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam que inexiste no Brasil uma tradição em pautar a educação mediante planos de Estado sistêmicos e de longo prazo, com a (quase) universalização dos planos subnacionais sendo ineditamente atingida somente na corrente década. Porém, os resultados indicam que a efetiva materialização destes planos demandará, além de sistemáticas de monitoramento e avaliação, uma radical alteração na rota política e econômica em curso, a qual inviabiliza a consecução das metas dos múltiplos planos vigentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5355 10.17648/textura-2358-0801-21-48-5355 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5355 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-48-5355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5355/3575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 48 (2019): Dossiê: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 - políticas de Estado, memória e resistência 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083520114688 |