Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529 |
Resumo: | Fruto de pesquisa recentemente concluída, este texto discute a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar das juventudes contemporâneas. O trabalho foi desenvolvido através de oficinas realizadas com jovens de uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa dialogou com os estudos da cibercultura, da geografia e das juventudes, com Mikhail Bakhtin se constituindo como principal interlocutor teórico-metodológico. Através de aparelhos celulares do tipo smartphone, os jovens elaboraram textos diversos sobre a cidade, escritos com os signos da hipermídia, apontando para o quanto os usos dos dispositivos móveis promovem novas situações de aprendizagem-ensino na interface com a cidade. |
id |
ULBRA-1_af91f3ab33426b58509271be6e07e568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4529 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinarFruto de pesquisa recentemente concluída, este texto discute a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar das juventudes contemporâneas. O trabalho foi desenvolvido através de oficinas realizadas com jovens de uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa dialogou com os estudos da cibercultura, da geografia e das juventudes, com Mikhail Bakhtin se constituindo como principal interlocutor teórico-metodológico. Através de aparelhos celulares do tipo smartphone, os jovens elaboraram textos diversos sobre a cidade, escritos com os signos da hipermídia, apontando para o quanto os usos dos dispositivos móveis promovem novas situações de aprendizagem-ensino na interface com a cidade.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqFerreira, Helenice Mirabelli CassinoCouto Junior, Dilton Ribeiro2018-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/452910.17648/textura-2358-0801-20-44-4529TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-20-44reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529/3211Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-25T22:45:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4529Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2018-09-25T22:45:45Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
title |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
spellingShingle |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino |
title_short |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
title_full |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
title_fullStr |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
title_full_unstemmed |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
title_sort |
Juventudes, educação e cidade: a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar |
author |
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino |
author_facet |
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Couto Junior, Dilton Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Helenice Mirabelli Cassino Couto Junior, Dilton Ribeiro |
description |
Fruto de pesquisa recentemente concluída, este texto discute a mediação dos dispositivos móveis de comunicação nos processos de aprender-ensinar das juventudes contemporâneas. O trabalho foi desenvolvido através de oficinas realizadas com jovens de uma escola pública localizada na cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa dialogou com os estudos da cibercultura, da geografia e das juventudes, com Mikhail Bakhtin se constituindo como principal interlocutor teórico-metodológico. Através de aparelhos celulares do tipo smartphone, os jovens elaboraram textos diversos sobre a cidade, escritos com os signos da hipermídia, apontando para o quanto os usos dos dispositivos móveis promovem novas situações de aprendizagem-ensino na interface com a cidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529 10.17648/textura-2358-0801-20-44-4529 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-20-44-4529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4529/3211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 TEXTURA - ULBRA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 20, n. 44 (2018): Dossiê: Infâncias, juventudes e cultura digital: articulações com a educação 2358-0801 1518-4919 10.17648/textura-2358-0801-20-44 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083598757888 |