Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Antonio Flávio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Vanessa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6443
Resumo: Este artigo objetiva avaliar a importância da leitura e dos multiletramentos em práticas escolares, além de realizar observações sobre as discussões e orientações presentes nos documentos e políticas públicas educacionais. Assim, realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico, interpretativista e de caráter qualitativo, a partir de alguns referenciais teóricos como:  Soares (2010), Kato (2010), Voloshinov (2013) Rojo e Moura (2012), Kleiman (1995) e Oliveira (1995).   E, também , de documentos  como a BNCC, PCN, PNE, PNLL,  e as políticas educacionais como o PNA, PNLE, bem como a LDBEN. Como resultado obteve-se que a maioria dos guias educacionais orientam  práticas de leitura para que os alunos desenvolvam habilidades de uso social da linguagem, ou seja, para que eles possam ser letrados e multiletrados.Palavras-chave: Educação. Multiletramentos.  Leitura. Guias educacionais.
id ULBRA-1_b2678ebd00c29925c2fad263574083d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6443
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionaisEste artigo objetiva avaliar a importância da leitura e dos multiletramentos em práticas escolares, além de realizar observações sobre as discussões e orientações presentes nos documentos e políticas públicas educacionais. Assim, realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico, interpretativista e de caráter qualitativo, a partir de alguns referenciais teóricos como:  Soares (2010), Kato (2010), Voloshinov (2013) Rojo e Moura (2012), Kleiman (1995) e Oliveira (1995).   E, também , de documentos  como a BNCC, PCN, PNE, PNLL,  e as políticas educacionais como o PNA, PNLE, bem como a LDBEN. Como resultado obteve-se que a maioria dos guias educacionais orientam  práticas de leitura para que os alunos desenvolvam habilidades de uso social da linguagem, ou seja, para que eles possam ser letrados e multiletrados.Palavras-chave: Educação. Multiletramentos.  Leitura. Guias educacionais.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)de Oliveira, Antonio Flávio FerreiraGarcia, Vanessa2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/644310.29327/227811.23.56-17TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 56 (2021): Dossiê: Memória, ausência e invisibilidade2358-08011518-491910.29327/227811.23.56reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6443/4223Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T20:43:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6443Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-10-14T20:43:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
title Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
spellingShingle Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
de Oliveira, Antonio Flávio Ferreira
title_short Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
title_full Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
title_fullStr Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
title_full_unstemmed Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
title_sort Leitura, ensino e multiletramentos sociais: um ponto de vista a partir dos guias educacionais
author de Oliveira, Antonio Flávio Ferreira
author_facet de Oliveira, Antonio Flávio Ferreira
Garcia, Vanessa
author_role author
author2 Garcia, Vanessa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Antonio Flávio Ferreira
Garcia, Vanessa
description Este artigo objetiva avaliar a importância da leitura e dos multiletramentos em práticas escolares, além de realizar observações sobre as discussões e orientações presentes nos documentos e políticas públicas educacionais. Assim, realizou uma pesquisa de cunho bibliográfico, interpretativista e de caráter qualitativo, a partir de alguns referenciais teóricos como:  Soares (2010), Kato (2010), Voloshinov (2013) Rojo e Moura (2012), Kleiman (1995) e Oliveira (1995).   E, também , de documentos  como a BNCC, PCN, PNE, PNLL,  e as políticas educacionais como o PNA, PNLE, bem como a LDBEN. Como resultado obteve-se que a maioria dos guias educacionais orientam  práticas de leitura para que os alunos desenvolvam habilidades de uso social da linguagem, ou seja, para que eles possam ser letrados e multiletrados.Palavras-chave: Educação. Multiletramentos.  Leitura. Guias educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6443
10.29327/227811.23.56-17
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6443
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.56-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6443/4223
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 56 (2021): Dossiê: Memória, ausência e invisibilidade
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.56
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082814423040