INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483 |
Resumo: | Este trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacionais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas. |
id |
ULBRA-1_c0f09a24dd4753ecf5f4fa2625de90e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7483 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVAEste trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacionais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Rodrigues Gomes, Kátia MariaBatista Santos, Carlos Alberto2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/748310.4322/2358-0801.2023.25.63.14TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483/4713Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:03:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7483Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-04T13:03:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
title |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
spellingShingle |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA Rodrigues Gomes, Kátia Maria |
title_short |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
title_full |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
title_fullStr |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
title_full_unstemmed |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
title_sort |
INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA |
author |
Rodrigues Gomes, Kátia Maria |
author_facet |
Rodrigues Gomes, Kátia Maria Batista Santos, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Batista Santos, Carlos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Gomes, Kátia Maria Batista Santos, Carlos Alberto |
description |
Este trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacionais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483 10.4322/2358-0801.2023.25.63.14 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2023.25.63.14 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483/4713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083175133184 |