INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Gomes, Kátia Maria
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Batista Santos, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483
Resumo: Este trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacio­nais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas.
id ULBRA-1_c0f09a24dd4753ecf5f4fa2625de90e9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7483
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVAEste trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacio­nais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Rodrigues Gomes, Kátia MariaBatista Santos, Carlos Alberto2023-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/748310.4322/2358-0801.2023.25.63.14TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483/4713Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T13:03:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7483Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-04T13:03:54Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
title INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
spellingShingle INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
Rodrigues Gomes, Kátia Maria
title_short INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
title_full INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
title_fullStr INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
title_sort INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA QUALITATIVA
author Rodrigues Gomes, Kátia Maria
author_facet Rodrigues Gomes, Kátia Maria
Batista Santos, Carlos Alberto
author_role author
author2 Batista Santos, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Gomes, Kátia Maria
Batista Santos, Carlos Alberto
description Este trabalho objetiva analisar as discussões presentes nas produções científicas em torno da Interculturalidade, com foco na Educação Escolar Indígena, para identificar quais as principais abordagens sobre a interculturalidade na educação escolar indígena presentes na literatura científica entre os anos de 2010 es 2020. Como metodologia da investigação, foi realizada uma Revisão Bibliográfica Sistemática Qualitativa com buscas on-line na base de dados ERIC, Education Resources Information Center e Portal de Periódicos CAPES, sendo estabelecidas as estratégias de busca, os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão, a seleção dos estudos, a extração dos dados e análise dos resultados. Registrou-se inicialmente 3092 artigos, dos quais 49 foram submetidos à análise e discussão dos dados. Uma vasta rede de autores em diversos contextos institucionais, regionais e nacio­nais discutem a interculturalidade sinalizando suas inferências nas práticas educacionais indígenas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483
10.4322/2358-0801.2023.25.63.14
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.63.14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7483/4713
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 63 (2023): Dossiê: Estudos sobre a leitura do impresso - práticas, suportes, contextos e articulações
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083175133184