A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marcielle Casonatto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rasia, Gesualda dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5769
Resumo: Este estudo busca identificar como ocorre a demarcação de autoria em resenhas de acadêmicos ingressantes no curso de Letras. Consideramos que o sujeito aluno circula, na academia, pela ordem da cientificidade e a do senso comum, constituindo, nesse trânsito, o processo de apropriação do saber legitimado. A pesquisa ancora-se na Análise do Discurso Francesa (AD), em diálogo com a perspectiva da linguística textual. A metodologia adotada para o estudo é a pesquisa bibliográfica com análise de corpus, com recorte de um conjunto de ocorrências que manifestam como o sujeito articula a relação entre as duas ordens citadas; também procuramos identificar as marcas de autoria na escrita acadêmica.
id ULBRA-1_c444047a86454584062d853609403dac
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5769
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científicaEste estudo busca identificar como ocorre a demarcação de autoria em resenhas de acadêmicos ingressantes no curso de Letras. Consideramos que o sujeito aluno circula, na academia, pela ordem da cientificidade e a do senso comum, constituindo, nesse trânsito, o processo de apropriação do saber legitimado. A pesquisa ancora-se na Análise do Discurso Francesa (AD), em diálogo com a perspectiva da linguística textual. A metodologia adotada para o estudo é a pesquisa bibliográfica com análise de corpus, com recorte de um conjunto de ocorrências que manifestam como o sujeito articula a relação entre as duas ordens citadas; também procuramos identificar as marcas de autoria na escrita acadêmica.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPq - bolsa ICBatista, Marcielle CasonattoRasia, Gesualda dos Santos2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/576910.29327/227811.23.53-1TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)2358-08011518-491910.29327/227811.23.53reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5769/3954Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-04T13:47:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5769Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-03-04T13:47:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
title A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
spellingShingle A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
Batista, Marcielle Casonatto
title_short A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
title_full A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
title_fullStr A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
title_full_unstemmed A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
title_sort A escrita acadêmica como espaço de inserção do sujeito em formação em letras na discursividade científica
author Batista, Marcielle Casonatto
author_facet Batista, Marcielle Casonatto
Rasia, Gesualda dos Santos
author_role author
author2 Rasia, Gesualda dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq - bolsa IC
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Marcielle Casonatto
Rasia, Gesualda dos Santos
description Este estudo busca identificar como ocorre a demarcação de autoria em resenhas de acadêmicos ingressantes no curso de Letras. Consideramos que o sujeito aluno circula, na academia, pela ordem da cientificidade e a do senso comum, constituindo, nesse trânsito, o processo de apropriação do saber legitimado. A pesquisa ancora-se na Análise do Discurso Francesa (AD), em diálogo com a perspectiva da linguística textual. A metodologia adotada para o estudo é a pesquisa bibliográfica com análise de corpus, com recorte de um conjunto de ocorrências que manifestam como o sujeito articula a relação entre as duas ordens citadas; também procuramos identificar as marcas de autoria na escrita acadêmica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5769
10.29327/227811.23.53-1
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5769
identifier_str_mv 10.29327/227811.23.53-1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5769/3954
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 53 (2021)
2358-0801
1518-4919
10.29327/227811.23.53
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083634409472