Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seeger, Mariza Gorette
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Henn, Leonardo Guedes, Morgenstern, Juliane Marschall
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5401
Resumo: Este artigo resulta de um estudo desenvolvido em curso de Mestrado, que objetivou verificar como o uso das Tecnologias Assistivas tem contribuído para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de uma Universidade Comunitária de Santa Maria, RS. Verificou-se, assim, através dos resultados extraídos neste estudo, que a utilização das TAs possui forte relevância em relação à inclusão e à formação de acadêmico(a) com deficiência no ensino superior por propiciar autonomia e autoconfiança à realização das atividades acadêmicas e à sua inserção no grupo.
id ULBRA-1_ce4cd77f378dfe3581c720d6f06f6cd0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superiorEste artigo resulta de um estudo desenvolvido em curso de Mestrado, que objetivou verificar como o uso das Tecnologias Assistivas tem contribuído para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de uma Universidade Comunitária de Santa Maria, RS. Verificou-se, assim, através dos resultados extraídos neste estudo, que a utilização das TAs possui forte relevância em relação à inclusão e à formação de acadêmico(a) com deficiência no ensino superior por propiciar autonomia e autoconfiança à realização das atividades acadêmicas e à sua inserção no grupo.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Seeger, Mariza GoretteHenn, Leonardo GuedesMorgenstern, Juliane Marschall2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/540110.17648/textura-2358-0801-v22n51-5401TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes2358-08011518-491910.17648/textura-2358-0801-v22n51reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5401/3787Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T16:01:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5401Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2020-07-14T16:01:01Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
title Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
spellingShingle Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
Seeger, Mariza Gorette
title_short Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
title_full Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
title_fullStr Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
title_sort Tecnologias assistivas: reflexões sobre as práticas formativas inclusivas no ensino superior
author Seeger, Mariza Gorette
author_facet Seeger, Mariza Gorette
Henn, Leonardo Guedes
Morgenstern, Juliane Marschall
author_role author
author2 Henn, Leonardo Guedes
Morgenstern, Juliane Marschall
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Seeger, Mariza Gorette
Henn, Leonardo Guedes
Morgenstern, Juliane Marschall
description Este artigo resulta de um estudo desenvolvido em curso de Mestrado, que objetivou verificar como o uso das Tecnologias Assistivas tem contribuído para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior de uma Universidade Comunitária de Santa Maria, RS. Verificou-se, assim, através dos resultados extraídos neste estudo, que a utilização das TAs possui forte relevância em relação à inclusão e à formação de acadêmico(a) com deficiência no ensino superior por propiciar autonomia e autoconfiança à realização das atividades acadêmicas e à sua inserção no grupo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5401
10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5401
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5401
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-v22n51-5401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5401/3787
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 22, n. 51 (2020): Dossiê Experiências de educação intercultural desenvolvidas por/com povos indígenas e afrodescendentes
2358-0801
1518-4919
10.17648/textura-2358-0801-v22n51
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211083773870080