DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Joice Araújo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7792
Resumo: Este artigo apresenta problematizações construídas a partir de uma pesquisa sobre os significados da docência em reportagens da mídia digital durante a pandemia de COVID-19. Fundamenta-se nos Estudos Culturais, em específico nas análises de inspiração Pós-Estruturalista, compreendendo o significado como cultural e socialmente produzido e a mídia como instância produtora de formas de comunicar e de sujeitos. A pesquisa foi operacionalizada a partir da busca on-line de notícias sobre professores(as) e ensino remoto, publicadas na internet entre junho e setembro de 2020. O exercício analítico empreendido levou à identificação de recorrências nos modos de significar a docência durante a pandemia, com destaque para a caracterização da atividade docente, realizada de forma emergencial e improvisada, como um exercício de reinvenção da identidade profissional e a representação da docência em tempos de distanciamento social a partir da ênfase no amor e no afeto.
id ULBRA-1_d0f39e29f69f3814080afbf45f265fea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7792
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19Este artigo apresenta problematizações construídas a partir de uma pesquisa sobre os significados da docência em reportagens da mídia digital durante a pandemia de COVID-19. Fundamenta-se nos Estudos Culturais, em específico nas análises de inspiração Pós-Estruturalista, compreendendo o significado como cultural e socialmente produzido e a mídia como instância produtora de formas de comunicar e de sujeitos. A pesquisa foi operacionalizada a partir da busca on-line de notícias sobre professores(as) e ensino remoto, publicadas na internet entre junho e setembro de 2020. O exercício analítico empreendido levou à identificação de recorrências nos modos de significar a docência durante a pandemia, com destaque para a caracterização da atividade docente, realizada de forma emergencial e improvisada, como um exercício de reinvenção da identidade profissional e a representação da docência em tempos de distanciamento social a partir da ênfase no amor e no afeto.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Esperança, Joice Araújo2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/779210.4322/2358-0801.2023.25.64.17TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7792/4819Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T13:45:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7792Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-17T13:45:11Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Esperança, Joice Araújo
title_short DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_full DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
title_sort DAS SALAS DE AULA ÀS TELAS: A DOCÊNCIA EM REPORTAGENS DA MÍDIA DIGITAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
author Esperança, Joice Araújo
author_facet Esperança, Joice Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Esperança, Joice Araújo
description Este artigo apresenta problematizações construídas a partir de uma pesquisa sobre os significados da docência em reportagens da mídia digital durante a pandemia de COVID-19. Fundamenta-se nos Estudos Culturais, em específico nas análises de inspiração Pós-Estruturalista, compreendendo o significado como cultural e socialmente produzido e a mídia como instância produtora de formas de comunicar e de sujeitos. A pesquisa foi operacionalizada a partir da busca on-line de notícias sobre professores(as) e ensino remoto, publicadas na internet entre junho e setembro de 2020. O exercício analítico empreendido levou à identificação de recorrências nos modos de significar a docência durante a pandemia, com destaque para a caracterização da atividade docente, realizada de forma emergencial e improvisada, como um exercício de reinvenção da identidade profissional e a representação da docência em tempos de distanciamento social a partir da ênfase no amor e no afeto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7792
10.4322/2358-0801.2023.25.64.17
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7792
identifier_str_mv 10.4322/2358-0801.2023.25.64.17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7792/4819
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211082776674304