The III Conferência Regional de Educação Superior para América Latina e Caribe: considerations about interculturality, decoloniality and race
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7934 |
Resumo: | A cada 10 anos a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, convoca Estados, Governos e Universidades para Conferência Regional de Educação Superior para América latina e Caribe - CRES, a fim de debater os rumos do ensino superior latino-americano. Utilizando as técnicas metodológicas de análise de conteúdo de BARDIN (1977), este trabalho buscou analisar os documentos finais - Declaração final e Plano de ação CRES2018-2028 - da III Conferência Regional de Educação Superior, que ocorreu em 2018, Córdoba, Argentina, abordando como a perspectiva decolonial é encontrada nesses. Tendo por palavra-chave: inclusão, acesso e diversidade, destacou-se como as relações raciais aparecem nos documentos. Tendo como referencial teórico: Walsh (2018), Maldonado-Torres (2007; 2018), Grosfoguel (2016; 2018) e Mignolo (2018) e Paul Gilroy (2012), foi estabelecido um debate sobre interculturalidade e decolonialidade, expondo seus pontos convergentes e divergentes para construção de um ensino superior democrático no Brasil. Com isso, conclui-se Améfrica é um território marcado pela lógica moderna/colonial e com isso as políticas de ações afirmativas adotadas no ensino superior brasileiro constituem-se como um debate em aberto que devem estar inseridos em uma projeto decolonial mais amplo articulado uma proposta intercultural crítica a fim de incluir também os saberes, cosmovisões e formas de produzir conhecimento dos grupos afrodiaspóricos e afro-brasileiros. |
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