AGÊNCIAS, MODELOS DE NEGÓCIOS E IMAGINÁRIOS DE CONSUMO: NOTAS SOBRE A PUBLICIDADE COMO PEDAGOGIA DO PRESENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aucar, Bruna Sant Ana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Everardo Pereira Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7793
Resumo: .Este artigo realiza um estudo dos primeiros movimentos institucionais da publicidade no Brasil, com o intuito de mostrar como a consolidação do campo foi decisiva para instituir uma pedagogia do consumo na vida coletiva do país. A formação das primeiras agências, no início do século XX, foi determinante tanto para traçar as condições de existência do setor como também para o reconhecimento do anúncio como uma necessidade social. A investigação do processo de profissionalização das agências como produtoras de um novo saber simbólico que passa a organizar práticas culturais se articula à proposta enunciada pela Teoria da Ação Coletiva, conceituada por Howard Becker, bem como adere à concepção teórica de campos profissionais, elaborada por Pierre Bourdieu.
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