AGÊNCIAS, MODELOS DE NEGÓCIOS E IMAGINÁRIOS DE CONSUMO: NOTAS SOBRE A PUBLICIDADE COMO PEDAGOGIA DO PRESENTE
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7793 |
Resumo: | .Este artigo realiza um estudo dos primeiros movimentos institucionais da publicidade no Brasil, com o intuito de mostrar como a consolidação do campo foi decisiva para instituir uma pedagogia do consumo na vida coletiva do país. A formação das primeiras agências, no início do século XX, foi determinante tanto para traçar as condições de existência do setor como também para o reconhecimento do anúncio como uma necessidade social. A investigação do processo de profissionalização das agências como produtoras de um novo saber simbólico que passa a organizar práticas culturais se articula à proposta enunciada pela Teoria da Ação Coletiva, conceituada por Howard Becker, bem como adere à concepção teórica de campos profissionais, elaborada por Pierre Bourdieu. |
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AGÊNCIAS, MODELOS DE NEGÓCIOS E IMAGINÁRIOS DE CONSUMO: NOTAS SOBRE A PUBLICIDADE COMO PEDAGOGIA DO PRESENTE.Este artigo realiza um estudo dos primeiros movimentos institucionais da publicidade no Brasil, com o intuito de mostrar como a consolidação do campo foi decisiva para instituir uma pedagogia do consumo na vida coletiva do país. A formação das primeiras agências, no início do século XX, foi determinante tanto para traçar as condições de existência do setor como também para o reconhecimento do anúncio como uma necessidade social. A investigação do processo de profissionalização das agências como produtoras de um novo saber simbólico que passa a organizar práticas culturais se articula à proposta enunciada pela Teoria da Ação Coletiva, conceituada por Howard Becker, bem como adere à concepção teórica de campos profissionais, elaborada por Pierre Bourdieu.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)FAPERJCNPqAucar, Bruna Sant AnaRocha, Everardo Pereira Guimarães2023-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/779310.4322/2358-0801.2023.25.64.01TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 64 (2023): Dossiê - PEDAGOGIAS DO PRESENTE: Implicações para os sujeitos, as relações e a sociedade2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7793/4800Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T12:54:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7793Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-10-17T12:54:28Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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