AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Jacqueline Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alencar, Marta Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Inovação
Texto Completo: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6388
Resumo: Mais de 188 sites especializados em fact-checking em mais de 60 países, conforme o mais recente registro do Duke Reporters' Lab. Desse número, 52% dos verificadores fazem parte de uma organização midiática, enquanto outros integram organizações autônomas, com fins lucrativos.  Partindo disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a mercantilização das checagens da Agência Lupa para veículos de comunicação, com base na Economia Política do Jornalismo (EPJ), a fim de promover uma reflexão acerca da apuração jornalística que vem sendo realizada por agências independentes com fins lucrativos.
id USCS_d62273cf3f81f1c903714c66fd506a0f
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6388
network_acronym_str USCS
network_name_str Comunicação & Inovação
repository_id_str
spelling AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNETFact-checking. Modelo de Negócio. Economia Política do JornalismoMais de 188 sites especializados em fact-checking em mais de 60 países, conforme o mais recente registro do Duke Reporters' Lab. Desse número, 52% dos verificadores fazem parte de uma organização midiática, enquanto outros integram organizações autônomas, com fins lucrativos.  Partindo disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a mercantilização das checagens da Agência Lupa para veículos de comunicação, com base na Economia Política do Jornalismo (EPJ), a fim de promover uma reflexão acerca da apuração jornalística que vem sendo realizada por agências independentes com fins lucrativos.Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS2020-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/638810.13037/ci.vol21n46.6388Comunicação & Inovação; v. 21 n. 46 (2020): Revista de Comunicação & Inovação2178-01451809-564Xreponame:Comunicação & Inovaçãoinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSporhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6388/3078Copyright (c) 2020 Jacqueline Lima Dourado, Marta Thaís Alencarhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Jacqueline LimaAlencar, Marta Thaís2022-10-04T19:13:26Zoai:ojs2.seer.uscs.edu.br:article/6388Revistahttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/PUBhttp://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/oairevistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br2178-01451809-564Xopendoar:2022-10-04T19:13:26Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
title AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
spellingShingle AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
Dourado, Jacqueline Lima
Fact-checking. Modelo de Negócio. Economia Política do Jornalismo
title_short AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
title_full AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
title_fullStr AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
title_full_unstemmed AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
title_sort AGÊNCIA LUPA: FACT-CHECKING COMO MODELO DE NEGÓCIO NA INTERNET
author Dourado, Jacqueline Lima
author_facet Dourado, Jacqueline Lima
Alencar, Marta Thaís
author_role author
author2 Alencar, Marta Thaís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Jacqueline Lima
Alencar, Marta Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Fact-checking. Modelo de Negócio. Economia Política do Jornalismo
topic Fact-checking. Modelo de Negócio. Economia Política do Jornalismo
description Mais de 188 sites especializados em fact-checking em mais de 60 países, conforme o mais recente registro do Duke Reporters' Lab. Desse número, 52% dos verificadores fazem parte de uma organização midiática, enquanto outros integram organizações autônomas, com fins lucrativos.  Partindo disso, o presente artigo tem como objetivo analisar a mercantilização das checagens da Agência Lupa para veículos de comunicação, com base na Economia Política do Jornalismo (EPJ), a fim de promover uma reflexão acerca da apuração jornalística que vem sendo realizada por agências independentes com fins lucrativos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6388
10.13037/ci.vol21n46.6388
url http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6388
identifier_str_mv 10.13037/ci.vol21n46.6388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/6388/3078
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jacqueline Lima Dourado, Marta Thaís Alencar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jacqueline Lima Dourado, Marta Thaís Alencar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Inovação; v. 21 n. 46 (2020): Revista de Comunicação & Inovação
2178-0145
1809-564X
reponame:Comunicação & Inovação
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
reponame_str Comunicação & Inovação
collection Comunicação & Inovação
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Inovação - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv revistacomunicacaoinovacao@gmail.com || vera.basso@online.uscs.edu.br
_version_ 1798313369735790592