E se fôssemos descendentes das aranhas?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1131 |
Resumo: | É com essa pergunta que Peter Pelbart nos apresenta Deligny e suas experiências-limite. Uma pergunta que mobiliza uma filiação impossível. Uma genealogia ficcional. Uma familiaridade delirante. Uma natureza criada. Uma inteligência artificial. Uma ancestralidade que se faz devir. Um tempo emaranhado. E tudo isso é extremamente contagiante para se pensar... para se pensar muitas coisas... e que aqui escolhemos pensar a divulgação científica. Porque um dos problemas da divulgação é o aprisionamento àquilo que se definiu como sendo, ao mesmo tempo, sua origem e destino, seu passado e futuro – ciências e educação-comunicação. E se fôssemos descendentes das aranhas? Neste artigo, buscamos por uma escrita que repouse levemente nas dobras de corpos aberrantes, iluminando e adensando o que surge nas zonas de vizinhanças, nas alianças desautorizadas, nas porosidades escavadas nas linguagens, nos rasgos das peles identitárias. Convocaremos corpos-imagens-sons-palavras da literatura, artes, arquitetura, antropologia, música, filosofia e... para realizar uma operação sensível: dar um corpo à divulgação científica e às mudanças climáticas. Dar um corpo envolveria um desprender-se das ecologias já dadas em busca de expressar as virtualidades futurísticas de ciências-educações-comunicações. |
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E se fôssemos descendentes das aranhas?É com essa pergunta que Peter Pelbart nos apresenta Deligny e suas experiências-limite. Uma pergunta que mobiliza uma filiação impossível. Uma genealogia ficcional. Uma familiaridade delirante. Uma natureza criada. Uma inteligência artificial. Uma ancestralidade que se faz devir. Um tempo emaranhado. E tudo isso é extremamente contagiante para se pensar... para se pensar muitas coisas... e que aqui escolhemos pensar a divulgação científica. Porque um dos problemas da divulgação é o aprisionamento àquilo que se definiu como sendo, ao mesmo tempo, sua origem e destino, seu passado e futuro – ciências e educação-comunicação. E se fôssemos descendentes das aranhas? Neste artigo, buscamos por uma escrita que repouse levemente nas dobras de corpos aberrantes, iluminando e adensando o que surge nas zonas de vizinhanças, nas alianças desautorizadas, nas porosidades escavadas nas linguagens, nos rasgos das peles identitárias. Convocaremos corpos-imagens-sons-palavras da literatura, artes, arquitetura, antropologia, música, filosofia e... para realizar uma operação sensível: dar um corpo à divulgação científica e às mudanças climáticas. Dar um corpo envolveria um desprender-se das ecologias já dadas em busca de expressar as virtualidades futurísticas de ciências-educações-comunicações.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Dias, Susana OliveiraRodrigues, Carolina Cantarino2014-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1131TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 16, n. 30 (2014): Dossiê: A potência ambiental da educação2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1131/878info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-09T15:54:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1131Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2014-09-09T15:54:56Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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