Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baliscei, João Paulo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Romero, Jéssica Fiorini, Bernardo, Kauane Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7286
Resumo: Dos artefatos visuais que promovem a construção de infâncias generificadas, interessam-nos os desenhos animados que, em produções cinematográficas e outras, decorrentes delas, exploram o uso dos superpoderes. Que desestabilizações localizamos na construção de feminilidades e masculinidades de personagens infanto-juvenis com superpoderes? Objetivamos, neste artigo, tensionar as relações de gênero dessas animações por meio dos subsídios teórico-metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos de Gêneros. Para tanto, apresentamos como essas mídias provocam a padronização dos gêneros analisando duas produções: Miraculous: As aventuras de Ladybug (2015--) e Os Incríveis (2004; 2018). Consideramos que essas personagens e narrativas, ainda que fictícias, correspondem aos projetos que, na vida real, capturam meninos e meninas na intenção de torná-los/as masculinos e femininas, respectivamente.
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