Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7286 |
Resumo: | Dos artefatos visuais que promovem a construção de infâncias generificadas, interessam-nos os desenhos animados que, em produções cinematográficas e outras, decorrentes delas, exploram o uso dos superpoderes. Que desestabilizações localizamos na construção de feminilidades e masculinidades de personagens infanto-juvenis com superpoderes? Objetivamos, neste artigo, tensionar as relações de gênero dessas animações por meio dos subsídios teórico-metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos de Gêneros. Para tanto, apresentamos como essas mídias provocam a padronização dos gêneros analisando duas produções: Miraculous: As aventuras de Ladybug (2015--) e Os Incríveis (2004; 2018). Consideramos que essas personagens e narrativas, ainda que fictícias, correspondem aos projetos que, na vida real, capturam meninos e meninas na intenção de torná-los/as masculinos e femininas, respectivamente. |
id |
ULBRA-1_fb53eafa3c9dda3335c4167449f444e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7286 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínasDos artefatos visuais que promovem a construção de infâncias generificadas, interessam-nos os desenhos animados que, em produções cinematográficas e outras, decorrentes delas, exploram o uso dos superpoderes. Que desestabilizações localizamos na construção de feminilidades e masculinidades de personagens infanto-juvenis com superpoderes? Objetivamos, neste artigo, tensionar as relações de gênero dessas animações por meio dos subsídios teórico-metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos de Gêneros. Para tanto, apresentamos como essas mídias provocam a padronização dos gêneros analisando duas produções: Miraculous: As aventuras de Ladybug (2015--) e Os Incríveis (2004; 2018). Consideramos que essas personagens e narrativas, ainda que fictícias, correspondem aos projetos que, na vida real, capturam meninos e meninas na intenção de torná-los/as masculinos e femininas, respectivamente.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Baliscei, João PauloRomero, Jéssica FioriniBernardo, Kauane Moraes2023-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/728610.4322/2358-0801.2023.25.01-05TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 61 (2023): Dossiê: Relações de gênero, sexualidades e produção de imagens e cinema para e/ou com crianças2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7286/4555Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-31T13:46:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7286Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2023-01-31T13:46:48Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
title |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
spellingShingle |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas Baliscei, João Paulo |
title_short |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
title_full |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
title_fullStr |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
title_full_unstemmed |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
title_sort |
Desenho animado para e com crianças: produção de gêneros e sexualidades na Cultura Visual - meninos heróis e meninas heroínas |
author |
Baliscei, João Paulo |
author_facet |
Baliscei, João Paulo Romero, Jéssica Fiorini Bernardo, Kauane Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Romero, Jéssica Fiorini Bernardo, Kauane Moraes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baliscei, João Paulo Romero, Jéssica Fiorini Bernardo, Kauane Moraes |
description |
Dos artefatos visuais que promovem a construção de infâncias generificadas, interessam-nos os desenhos animados que, em produções cinematográficas e outras, decorrentes delas, exploram o uso dos superpoderes. Que desestabilizações localizamos na construção de feminilidades e masculinidades de personagens infanto-juvenis com superpoderes? Objetivamos, neste artigo, tensionar as relações de gênero dessas animações por meio dos subsídios teórico-metodológicos dos Estudos da Cultura Visual e dos Estudos de Gêneros. Para tanto, apresentamos como essas mídias provocam a padronização dos gêneros analisando duas produções: Miraculous: As aventuras de Ladybug (2015--) e Os Incríveis (2004; 2018). Consideramos que essas personagens e narrativas, ainda que fictícias, correspondem aos projetos que, na vida real, capturam meninos e meninas na intenção de torná-los/as masculinos e femininas, respectivamente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7286 10.4322/2358-0801.2023.25.01-05 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7286 |
identifier_str_mv |
10.4322/2358-0801.2023.25.01-05 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/7286/4555 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 25, n. 61 (2023): Dossiê: Relações de gênero, sexualidades e produção de imagens e cinema para e/ou com crianças 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1800211083771772928 |