“O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, Rodrigo Saballa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fochi, Paulo Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1949
Resumo: O propósito do artigo é problematizar o tema do cotidiano como eixo estruturante da Pedagogia da Educação Infantil. Para tanto, defendemos que é imprescindível considerarmos a legitimidade dos fazeres e saberes que permeiam os acontecimentos cotidianos vivenciados pelas crianças na Escola de Educação Infantil. O corpus analítico do artigo é constituído por narrativas geradas em uma pesquisa com um grupo de crianças de 4 anos de idade sobre o cotidiano vivenciado em uma instituição educativa. A partir das análises, sugerimos que os campos de experiência, arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular, se tornem espaços para acolher o cotidiano e as relações entre os adultos e as crianças no contexto da escola.
id ULBRA-1_fe0974b498f92e16c744dcd9a98eb8d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1949
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantilO propósito do artigo é problematizar o tema do cotidiano como eixo estruturante da Pedagogia da Educação Infantil. Para tanto, defendemos que é imprescindível considerarmos a legitimidade dos fazeres e saberes que permeiam os acontecimentos cotidianos vivenciados pelas crianças na Escola de Educação Infantil. O corpus analítico do artigo é constituído por narrativas geradas em uma pesquisa com um grupo de crianças de 4 anos de idade sobre o cotidiano vivenciado em uma instituição educativa. A partir das análises, sugerimos que os campos de experiência, arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular, se tornem espaços para acolher o cotidiano e as relações entre os adultos e as crianças no contexto da escola.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)de Carvalho, Rodrigo SaballaFochi, Paulo Sérgio2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1949TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1949/1458info:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-28T17:59:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1949Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2016-04-28T17:59:26Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
title “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
spellingShingle “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
de Carvalho, Rodrigo Saballa
title_short “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
title_full “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
title_fullStr “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
title_full_unstemmed “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
title_sort “O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil
author de Carvalho, Rodrigo Saballa
author_facet de Carvalho, Rodrigo Saballa
Fochi, Paulo Sérgio
author_role author
author2 Fochi, Paulo Sérgio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, Rodrigo Saballa
Fochi, Paulo Sérgio
description O propósito do artigo é problematizar o tema do cotidiano como eixo estruturante da Pedagogia da Educação Infantil. Para tanto, defendemos que é imprescindível considerarmos a legitimidade dos fazeres e saberes que permeiam os acontecimentos cotidianos vivenciados pelas crianças na Escola de Educação Infantil. O corpus analítico do artigo é constituído por narrativas geradas em uma pesquisa com um grupo de crianças de 4 anos de idade sobre o cotidiano vivenciado em uma instituição educativa. A partir das análises, sugerimos que os campos de experiência, arranjo curricular indicado pela Base Nacional Comum Curricular, se tornem espaços para acolher o cotidiano e as relações entre os adultos e as crianças no contexto da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1949
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/1949/1458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1800211081452322816