A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
DOI: | 10.26512/lc.v7i12.2883 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883 |
Resumo: | O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares. |
id |
UNB-32_0b0aef7d77732aeab99255e4bd26549b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
spelling |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógicaEducação;Formação do professor;Inovação pedagógicaO presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288310.26512/lc.v7i12.2883Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-221981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Ilma Passos AlencastroSousa, José Vieira deBorges, Lívia Freitas FonsecaResende, Lúcia Maria Gonçalves de2022-09-09T14:02:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:02:06Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
spellingShingle |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica Veiga, Ilma Passos Alencastro Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica Veiga, Ilma Passos Alencastro Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica |
title_short |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_full |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_fullStr |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_full_unstemmed |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
title_sort |
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica |
author |
Veiga, Ilma Passos Alencastro |
author_facet |
Veiga, Ilma Passos Alencastro Veiga, Ilma Passos Alencastro Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Ilma Passos Alencastro Sousa, José Vieira de Borges, Lívia Freitas Fonseca Resende, Lúcia Maria Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica |
topic |
Educação; Formação do professor; Inovação pedagógica |
description |
O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883 10.26512/lc.v7i12.2883 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v7i12.2883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22 Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22 Linhas Críticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v7i12 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1822178787020767233 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/lc.v7i12.2883 |