A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Sousa, José Vieira de, Borges, Lívia Freitas Fonseca, Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
DOI: 10.26512/lc.v7i12.2883
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883
Resumo: O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.
id UNB-32_0b0aef7d77732aeab99255e4bd26549b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
spelling A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógicaEducação;Formação do professor;Inovação pedagógicaO presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288310.26512/lc.v7i12.2883Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-221981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Ilma Passos AlencastroSousa, José Vieira deBorges, Lívia Freitas FonsecaResende, Lúcia Maria Gonçalves de2022-09-09T14:02:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2883Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:02:06Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
spellingShingle A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
title_short A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_full A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_fullStr A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_full_unstemmed A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
title_sort A formação dos profissionais da educação no contexto da inovação pedagógica
author Veiga, Ilma Passos Alencastro
author_facet Veiga, Ilma Passos Alencastro
Veiga, Ilma Passos Alencastro
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
author_role author
author2 Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Ilma Passos Alencastro
Sousa, José Vieira de
Borges, Lívia Freitas Fonseca
Resende, Lúcia Maria Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
topic Educação;
Formação do professor;
Inovação pedagógica
description O presente texto discute os resultados de pesquisa realizada em seis universidades federal sobre o movimento da inovação pedagógica, relacionando-o à  formação do pedagogo e às possíveis mudanças, privilegiando a abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos e entrevistas. O objetivo principal foi caracterizar e analisar, contextualizadamente, as propostas em experimentação e detectar os elementos que influem na construção das inovações pedagógicas. O referencial teórico buscou compreender o estatuto de cientificidade da Pedagogia, as concepções de inovação e sua influência na estruturação e organização dos processos de socialização do conhecimento, expresso, formalmente, na definição do projeto pedagógico, bem como as crises que assolam a Universidade e suas repercussões na formação dos professores. Foram analisadas nas propostas as concepções de educação, de prática pedagógica, o campo epistemológico da Pedagogia; o perfil e as áreas de atuação do pedagogo e as propostas curriculares.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883
10.26512/lc.v7i12.2883
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883
identifier_str_mv 10.26512/lc.v7i12.2883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2883/2587
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22
Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22
Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 5-22
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v7i12
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1822178787020767233
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.26512/lc.v7i12.2883