Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758
Resumo: Em 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis.
id UNB - 28_0f119fbc4e1d7c0fb959ae43203da109
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2758
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemáticaPsicologia da educação;Formação continuada de professores;Ensino à distância;Projeto Pró-Ciências;Universidade Aberta do Distrito FederalEm 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275810.26512/lc.v5i9.2758Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 103-118Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 103-118Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 103-1181981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758/2466Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deAlmeida, Sandra Francesca Conte de2022-09-09T11:41:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2758Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:41:37Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
title Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
spellingShingle Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Psicologia da educação;
Formação continuada de professores;
Ensino à distância;
Projeto Pró-Ciências;
Universidade Aberta do Distrito Federal
title_short Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
title_full Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
title_fullStr Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
title_full_unstemmed Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
title_sort Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
author Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
author_facet Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Almeida, Sandra Francesca Conte de
author_role author
author2 Almeida, Sandra Francesca Conte de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Almeida, Sandra Francesca Conte de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação;
Formação continuada de professores;
Ensino à distância;
Projeto Pró-Ciências;
Universidade Aberta do Distrito Federal
topic Psicologia da educação;
Formação continuada de professores;
Ensino à distância;
Projeto Pró-Ciências;
Universidade Aberta do Distrito Federal
description Em 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758
10.26512/lc.v5i9.2758
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758
identifier_str_mv 10.26512/lc.v5i9.2758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758/2466
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 103-118
Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 103-118
Linhas Crí­ticas; v. 5 n. 9 (1999); 103-118
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v5i9
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649569972224