Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758 |
Resumo: | Em 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis. |
id |
UNB - 28_0f119fbc4e1d7c0fb959ae43203da109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2758 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemáticaPsicologia da educação;Formação continuada de professores;Ensino à distância;Projeto Pró-Ciências;Universidade Aberta do Distrito FederalEm 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília1999-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/275810.26512/lc.v5i9.2758Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 103-118Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 103-118Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 103-1181981-04311516-489610.26512/lc.v5i9reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758/2466Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deAlmeida, Sandra Francesca Conte de2022-09-09T11:41:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2758Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T11:41:37Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
title |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
spellingShingle |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Psicologia da educação; Formação continuada de professores; Ensino à distância; Projeto Pró-Ciências; Universidade Aberta do Distrito Federal |
title_short |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
title_full |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
title_fullStr |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
title_full_unstemmed |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
title_sort |
Re-significação do papel da psicologia na formação continuada de professores de ciência e matemática |
author |
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
author_facet |
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Sandra Francesca Conte de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Sandra Francesca Conte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, Sandra Francesca Conte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação; Formação continuada de professores; Ensino à distância; Projeto Pró-Ciências; Universidade Aberta do Distrito Federal |
topic |
Psicologia da educação; Formação continuada de professores; Ensino à distância; Projeto Pró-Ciências; Universidade Aberta do Distrito Federal |
description |
Em 1996, implantou-se a Universidade Aberta do Distrito Federal, a primeira instituição pública superior, no País, voltada ao desenvolvimento da educação aberta e à distância. No biênio 1997/1998, a UNAB/DF desenvolveu o Projeto Pró-Ciências, elaborado e financiado pela Capes/MEC, curso de aperfeiçoamento para professores, nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática. A metodologia é original por ser à distância e semi-presencial, em forma de módulos. Dentre estes, há um módulo comum, Imersão no Processo Educativo de Ciências e Matemática, no qual se pretende re-significar o papel da Psicologia da Educação na formação continuada dos educadores. Os conhecimentos advindos da teoria psicológica visam a apropriação do Ser e do Saber Fazer, no cotidiano da sala de aula, resgatando o exercício da reflexão sobre a prática, a identificação de problemas e a pesquisa de soluções concretas e viáveis. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758 10.26512/lc.v5i9.2758 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v5i9.2758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2758/2466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 5 No. 9 (1999); 103-118 Linhas Críticas; Vol. 5 Núm. 9 (1999); 103-118 Linhas Críticas; v. 5 n. 9 (1999); 103-118 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v5i9 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649569972224 |