A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Almeida, Sandra Francesca Conte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171
Resumo: Este artigo propõe-se a abordar o tema da formação continuada de professores, que constituiu um dos eixos da tese de doutoramento em Psicologia, intitulada Re- significação do Papel da Psicologia da Educação na Formação C'ontinuada de Professores de Ciências e Matemática. A recuperação do percurso histórico de diferentes tendências, concepções e movimentos relativos à formação continuada e às relações da psicologia com a educação permitiu a elaboração de alguns encaminhamentos e considerações sobre a praxis pedagógica, a formação continuada de professores e o papel que a psicologia da educação pode exercer nesses contextos.   
id UNB-32_95c74ec01f1d9db3b6f5095625082885
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3171
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemáticaFormação continuada de professores;Psicologia da educação;Re- significação do papel da psicologiaEste artigo propõe-se a abordar o tema da formação continuada de professores, que constituiu um dos eixos da tese de doutoramento em Psicologia, intitulada Re- significação do Papel da Psicologia da Educação na Formação C'ontinuada de Professores de Ciências e Matemática. A recuperação do percurso histórico de diferentes tendências, concepções e movimentos relativos à formação continuada e às relações da psicologia com a educação permitiu a elaboração de alguns encaminhamentos e considerações sobre a praxis pedagógica, a formação continuada de professores e o papel que a psicologia da educação pode exercer nesses contextos.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/317110.26512/lc.v9i17.3171Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-2321981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171/2857Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires deAlmeida, Sandra Francesca Conte de2022-09-09T14:44:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3171Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:44:30Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
title A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
spellingShingle A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Formação continuada de professores;
Psicologia da educação;
Re- significação do papel da psicologia
title_short A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
title_full A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
title_fullStr A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
title_full_unstemmed A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
title_sort A formação continuada e a re-significação do papel da psicologia da educação para os professores de ciências e matemática
author Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
author_facet Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Almeida, Sandra Francesca Conte de
author_role author
author2 Almeida, Sandra Francesca Conte de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Almeida, Sandra Francesca Conte de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de professores;
Psicologia da educação;
Re- significação do papel da psicologia
topic Formação continuada de professores;
Psicologia da educação;
Re- significação do papel da psicologia
description Este artigo propõe-se a abordar o tema da formação continuada de professores, que constituiu um dos eixos da tese de doutoramento em Psicologia, intitulada Re- significação do Papel da Psicologia da Educação na Formação C'ontinuada de Professores de Ciências e Matemática. A recuperação do percurso histórico de diferentes tendências, concepções e movimentos relativos à formação continuada e às relações da psicologia com a educação permitiu a elaboração de alguns encaminhamentos e considerações sobre a praxis pedagógica, a formação continuada de professores e o papel que a psicologia da educação pode exercer nesses contextos.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171
10.26512/lc.v9i17.3171
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i17.3171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3171/2857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 213-232
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i17
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284962009088