Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180 |
Resumo: | O Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência. |
id |
UNB - 28_10b669536000f084ab7a35cff554921a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3180 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigosPolítica de formação dos professores;EAD;Banco Mundial;Formação dos professores;Novas tecnologias da informação;Comunicação e formação de professoresO Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/318010.26512/lc.v9i17.3180Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-3081981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180/2866Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Raquel Almeida2022-09-09T14:47:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3180Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
title |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
spellingShingle |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos Moraes, Raquel Almeida Política de formação dos professores; EAD; Banco Mundial; Formação dos professores; Novas tecnologias da informação; Comunicação e formação de professores |
title_short |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
title_full |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
title_fullStr |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
title_full_unstemmed |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
title_sort |
Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos |
author |
Moraes, Raquel Almeida |
author_facet |
Moraes, Raquel Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Raquel Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de formação dos professores; EAD; Banco Mundial; Formação dos professores; Novas tecnologias da informação; Comunicação e formação de professores |
topic |
Política de formação dos professores; EAD; Banco Mundial; Formação dos professores; Novas tecnologias da informação; Comunicação e formação de professores |
description |
O Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180 10.26512/lc.v9i17.3180 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v9i17.3180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180/2866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308 Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308 Linhas Críticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v9i17 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053649985208320 |