Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Raquel Almeida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180
Resumo: O Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência.   
id UNB-32_10b669536000f084ab7a35cff554921a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3180
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigosPolítica de formação dos professores;EAD;Banco Mundial;Formação dos professores;Novas tecnologias da informação;Comunicação e formação de professoresO Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2003-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/318010.26512/lc.v9i17.3180Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-3081981-04311516-489610.26512/lc.v9i17reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180/2866Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Raquel Almeida2022-09-09T14:47:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3180Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
title Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
spellingShingle Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
Moraes, Raquel Almeida
Política de formação dos professores;
EAD;
Banco Mundial;
Formação dos professores;
Novas tecnologias da informação;
Comunicação e formação de professores
title_short Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
title_full Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
title_fullStr Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
title_full_unstemmed Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
title_sort Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
author Moraes, Raquel Almeida
author_facet Moraes, Raquel Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Raquel Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Política de formação dos professores;
EAD;
Banco Mundial;
Formação dos professores;
Novas tecnologias da informação;
Comunicação e formação de professores
topic Política de formação dos professores;
EAD;
Banco Mundial;
Formação dos professores;
Novas tecnologias da informação;
Comunicação e formação de professores
description O Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência.   
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180
10.26512/lc.v9i17.3180
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180
identifier_str_mv 10.26512/lc.v9i17.3180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3180/2866
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 9 No. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308
Linhas Críticas; Vol. 9 Núm. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308
Linhas Crí­ticas; v. 9 n. 17 (2003): Novas tecnologias na educação; 295-308
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v9i17
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284968300544