Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saes, Décio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3277
Resumo: O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.
id UNB - 28_123285ab24fa5891d416d8935a463d7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3277
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no BrasilEducação;Direito;Trajetória;Estratégia;Classe média;Fracasso escolarO objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/327710.26512/lc.v12i22.3277Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 23-40Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 23-40Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 23-401981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3277/2961Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaes, Décio2022-09-09T15:46:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3277Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:46:29Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
title Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
spellingShingle Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
Saes, Décio
Educação;
Direito;
Trajetória;
Estratégia;
Classe média;
Fracasso escolar
title_short Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
title_full Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
title_fullStr Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
title_full_unstemmed Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
title_sort Obstáculos políticos à concretização do direito à educação no Brasil
author Saes, Décio
author_facet Saes, Décio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saes, Décio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;
Direito;
Trajetória;
Estratégia;
Classe média;
Fracasso escolar
topic Educação;
Direito;
Trajetória;
Estratégia;
Classe média;
Fracasso escolar
description O objetivo do texto é investigar as razões históricas da defasagem entre duas dimensões do processo de concretização do direito à educação no Brasil: a efetivação do direito universal de entrada no sistema escolar e a realização integral do direito de saída do sistema escolar. A conclusão deste estudo é a de que a classe média é o principal agente da instauração e do desenvolvimento do direito à educação no Brasil; e, como as aspirações dessa classe social são socialmente limitadas, são conseqüentemente reduzidas as possibilidades de realização integral do direito universal à educação na sociedade brasileira, enquanto esta estiver conformada ao modelo sócio-econômico capitalista.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3277
10.26512/lc.v12i22.3277
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3277
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i22.3277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3277/2961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 23-40
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 23-40
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 23-40
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i22
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650334384128