As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Neto, Hermínio
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Borges, Suzana Maria Capelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344
Resumo: O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.
id UNB - 28_13cc58c0e537deede9e62e16e903451c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3344
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógicoTecnologias digitais;Informática educativa;Raciocínio lógico;Piaget;Seqüência FedathiO trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/334410.26512/lc.v13i24.3344Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-881981-04311516-489610.26512/lc.v13i24reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344/3030Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges Neto, HermínioBorges, Suzana Maria Capelo2022-09-09T16:01:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3344Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:01:19Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
title As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
spellingShingle As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
Borges Neto, Hermínio
Tecnologias digitais;
Informática educativa;
Raciocínio lógico;
Piaget;
Seqüência Fedathi
title_short As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
title_full As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
title_fullStr As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
title_full_unstemmed As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
title_sort As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
author Borges Neto, Hermínio
author_facet Borges Neto, Hermínio
Borges, Suzana Maria Capelo
author_role author
author2 Borges, Suzana Maria Capelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Neto, Hermínio
Borges, Suzana Maria Capelo
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais;
Informática educativa;
Raciocínio lógico;
Piaget;
Seqüência Fedathi
topic Tecnologias digitais;
Informática educativa;
Raciocínio lógico;
Piaget;
Seqüência Fedathi
description O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo às teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344
10.26512/lc.v13i24.3344
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344
identifier_str_mv 10.26512/lc.v13i24.3344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344/3030
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88
Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88
Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v13i24
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650433998848