As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344 |
Resumo: | O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo à s teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento. |
id |
UNB-32_13cc58c0e537deede9e62e16e903451c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3344 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógicoTecnologias digitais;Informática educativa;Raciocínio lógico;Piaget;Seqüência FedathiO trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo à s teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2007-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/334410.26512/lc.v13i24.3344Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88Linhas Críticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-881981-04311516-489610.26512/lc.v13i24reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344/3030Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges Neto, HermínioBorges, Suzana Maria Capelo2022-09-09T16:01:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3344Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:01:19Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
title |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
spellingShingle |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico Borges Neto, Hermínio Tecnologias digitais; Informática educativa; Raciocínio lógico; Piaget; Seqüência Fedathi |
title_short |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_full |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_fullStr |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_full_unstemmed |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
title_sort |
As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico |
author |
Borges Neto, Hermínio |
author_facet |
Borges Neto, Hermínio Borges, Suzana Maria Capelo |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Suzana Maria Capelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Neto, Hermínio Borges, Suzana Maria Capelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais; Informática educativa; Raciocínio lógico; Piaget; Seqüência Fedathi |
topic |
Tecnologias digitais; Informática educativa; Raciocínio lógico; Piaget; Seqüência Fedathi |
description |
O trabalho analisa modos de utilização da informática educativa para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, recorrendo à s teorias de Piaget e à Seqüência Fedathi, criada por nós e desenvolvida por um grupo de educadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Apresenta formas de usar os computadores, tipos de aplicativos e softwares, listando uma série de atitudes que se deve tomar ao interagir com essas máquinas, necessárias ao desenvolvimento da autonomia, da capacidade de criar e trabalhar com hipóteses. Por outro lado, destacam-se alguns cuidados que o professor, como mediador, deve ter com o uso dos computadores para que os alunos desenvolvam seu raciocínio lógico e sejam capazes de pensar e construir seu próprio conhecimento. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344 10.26512/lc.v13i24.3344 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v13i24.3344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3344/3030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 13 No. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88 Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88 Linhas Críticas; v. 13 n. 24 (2007): Educação e Novas Tecnologias; 77-88 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v13i24 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285342642176 |