Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3617 |
Resumo: | No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem à s abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt. |
id |
UNB - 28_23a90f4ecfb9d746ff7267cd49b674f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3617 |
network_acronym_str |
UNB - 28 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativasHermenêutica;Sociologia do conhecimento;Metodologias qualitativas;Hermenêutica objetivaNo atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem à s abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2011-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/361710.26512/lc.v16i31.3617Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 287-304Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 287-304Linhas Críticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 287-3041981-04311516-489610.26512/lc.v16i31reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3617/3296Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeller, Wivian2022-09-09T16:37:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3617Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:37:31Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
title |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
spellingShingle |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas Weller, Wivian Hermenêutica; Sociologia do conhecimento; Metodologias qualitativas; Hermenêutica objetiva |
title_short |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
title_full |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
title_fullStr |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
title_full_unstemmed |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
title_sort |
Aportes hermenêuticos no desenvolvimento de metodologias qualitativas |
author |
Weller, Wivian |
author_facet |
Weller, Wivian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weller, Wivian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hermenêutica; Sociologia do conhecimento; Metodologias qualitativas; Hermenêutica objetiva |
topic |
Hermenêutica; Sociologia do conhecimento; Metodologias qualitativas; Hermenêutica objetiva |
description |
No atual estado da arte das abordagens qualitativas em geral, há especialmente dois problemas, quanto à metodologia e quanto à prática de pesquisa. Por um lado, as pesquisas qualitativas exigem o conhecimento e o domínio da reflexão epistemológica e metodológica no campo das ciências sociais e da educação. Nesse sentido, devem superar o objetivismo que reivindica um acesso privilegiado à realidade, e, ao mesmo tempo, rebater as críticas de que os resultados produzidos por essas pesquisas seriam de caráter meramente subjetivo e/ou de cientificidade duvidosa devido à proximidade entre pesquisador e entrevistado. Por outro lado, fazem-se necessários estudos voltados para a reconstrução das bases filosóficas que deram origem à s abordagens teórico-metodológicas qualitativas no campo das ciências sociais e da educação. Dentre as correntes de inspiração hermenêutica, enfatiza-se a hermenêutica objetiva de Ulrich Oevermann, vinculada à teoria crítica da Escola de Frankfurt. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3617 10.26512/lc.v16i31.3617 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3617 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v16i31.3617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3617/3296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 16 No. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 287-304 Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 287-304 Linhas Críticas; v. 16 n. 31 (2010): Hermenêutica, Teoria Crítica e Educação; 287-304 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v16i31 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br|| |
_version_ |
1797053650871255040 |