Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373 |
Resumo: | O texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na ”“ ou se relacionam com a ”“ formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Apresenta-se sucintamente a problemática, a dimensão metodológica e alguns dos resultados do estudo, realçando-se os que dizem respeito à s transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância. |
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Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadasCurrículo;1º ciclo do ensino básico;Formação inicial de professores;Narrativa;Mapeamento socialO texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na ”“ ou se relacionam com a ”“ formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Apresenta-se sucintamente a problemática, a dimensão metodológica e alguns dos resultados do estudo, realçando-se os que dizem respeito à s transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/337310.26512/lc.v13i25.3373Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 165-184Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 165-184Linhas Críticas; v. 13 n. 25 (2007); 165-1841981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373/3059Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fátima2022-09-09T16:04:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3373Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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