Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fátima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373
Resumo: O texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na ”“ ou se relacionam com a ”“ formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Apresenta-se sucintamente a problemática, a dimensão metodológica e alguns dos resultados do estudo, realçando-se os que dizem respeito às transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.
id UNB - 28_26e52d6f01204be7cba965775b8a4014
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3373
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadasCurrículo;1º ciclo do ensino básico;Formação inicial de professores;Narrativa;Mapeamento socialO texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na ”“ ou se relacionam com a ”“ formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Apresenta-se sucintamente a problemática, a dimensão metodológica e alguns dos resultados do estudo, realçando-se os que dizem respeito às transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/337310.26512/lc.v13i25.3373Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 165-184Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 165-184Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 165-1841981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373/3059Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Fátima2022-09-09T16:04:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3373Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
title Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
spellingShingle Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
Pereira, Fátima
Currículo;
1º ciclo do ensino básico;
Formação inicial de professores;
Narrativa;
Mapeamento social
title_short Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
title_full Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
title_fullStr Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
title_full_unstemmed Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
title_sort Discursos sobre a infância em formação inicial de professores - Portugal nas últimas décadas
author Pereira, Fátima
author_facet Pereira, Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo;
1º ciclo do ensino básico;
Formação inicial de professores;
Narrativa;
Mapeamento social
topic Currículo;
1º ciclo do ensino básico;
Formação inicial de professores;
Narrativa;
Mapeamento social
description O texto aborda algumas dimensões de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências da Educação que pretendeu conhecer e compreender as concepções sobre a infância que se exprimem na ”“ ou se relacionam com a ”“ formação inicial de professores do 1º CEB, em Portugal desde Abril de 1974. Configurou-se uma problematização multirreferencial em torno da gestão discursiva da crise da infância moderna, da profissionalidade docente e da instituição escolar em tempos de modernidade tardia. A dimensão morfológica do estudo constituiu-se pela configuração e o mapeamento social de narrativas sobre a infância que se identificaram na interpretação dos campos discursivos produzidos na análise. Identificaram-se, ainda, narrativas sobre a profissionalidade docente e sobre a educação escolar com as quais as narrativas sobre a infância se articulam de forma particular. Apresenta-se sucintamente a problemática, a dimensão metodológica e alguns dos resultados do estudo, realçando-se os que dizem respeito às transformações verificadas nos discursos, no período em análise, e ao mapeamento social das narrativas da infância.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373
10.26512/lc.v13i25.3373
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373
identifier_str_mv 10.26512/lc.v13i25.3373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3373/3059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 165-184
Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 165-184
Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 165-184
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v13i25
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650443436032